“Remédio em Casa” expande para mais uma Regional de Saúde 01/12/2021 - 16:53

O programa “Remédio em Casa”, da Secretaria da Saúde, tem se mostrado fundamental para o atendimento humanizado dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir deste mês, o serviço de entrega de medicamentos mais perto dos pacientes será ampliado para os residentes no município de Ponta Grossa, sede da 3ª Regional de Saúde.

Esta é a quinta regional a ser beneficiada pelo “Remédio em Casa”, como o objetivo de facilitar o acesso dos pacientes aos medicamentos de uso contínuo, reduzindo o deslocamento do usuário à farmácia da rede do Estado.

Fazem parte das entregas, 49 itens, exceto medicamentos sob controle especial e aqueles mantidos refrigerados. Atualmente, o programa está implantado na 2ª RS, 10ª RS, 15ª RS e 17ª RS, atendendo 13.184 usuários cadastrados, residentes nos municípios de Curitiba, Cascavel, Maringá e Londrina, respectivamente.

“Os números mostram como o nosso programa tem se consolidado e cada vez mais chega aos usuários do SUS. Aproximar as pessoas aos serviços de Saúde, é uma das principais metas do Governo Ratinho Junior; estamos levando a assistência e os serviços especializados para perto da casa do cidadão. Essa é uma diretriz de orientação do Governo do Estado, que é diminuir distâncias entre as pessoas e fazer com que a assistência à saúde seja cada vez mais regionalizada”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A meta da Assistência Farmacêutica (AF) é implantar o serviço em oito farmácias de Regionais de Saúde até 2023.

“A ampliação é um compromisso da Secretaria da Saúde com a população, foi assumido no Plano Estadual de Saúde, que rege as ações da Secretaria durante o quadriênio 2019-2022”, complementou o secretário Beto Preto.

A estratégia que pretendia aumentar a cobertura no número de beneficiados, com a pandemia da Covid-19, demonstrou ser ainda mais útil, pois permite que muitos pacientes, que fazem parte do grupo de risco, não precisem se deslocar até as farmácias para buscar seus medicamentos.

“Esse é mais um serviço que visa facilitar o acesso dos usuários aos medicamentos de uso contínuo do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) e do Elenco Complementar da Secretaria da Saúde, que é bem diversificado”, explicou a coordenadora da Assistência Farmacêutica do Paraná, Deise Pontarolli.

ENTREGA – A entrega dos medicamentos é realizada pelos Correios, com quem a Sesa tem um contrato para essa prestação de serviço e será por meio do serviço de Sedex (encomenda expressa), pelo carteiro, no endereço do paciente indicado pela Farmácia/Regional Ponta Grossa.

FARMÁCIAS – As farmácias da Sesa atendem mais de 260 mil usuários cadastrados para o recebimento de 280 itens (medicamentos e insumos) do componente especializado da assistência farmacêutica e do elenco complementar. A rede estadual tem 23 farmácias localizadas nas 22 Regionais de Saúde.