SESA amplia parceria com CRF-PR 10/05/2019 - 12:20

CRF
A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) vai aumentar a parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) para intensificar ações conjuntas. A diretoria da entidade se reuniu com as superintendências de Gestão de Saúde e de Atenção à Saúde da Secretaria para traçar um plano de trabalho.

A Sesa e o CRF já atuam em conjunto na formação do Grupo de Estudos em Citologia (Gecito), que tem o propósito de estimular, congregar e atualizar os farmacêuticos especialistas em Citologia Clínica e/ou Citopatologia prestadores de serviços ao SUS do Paraná.

A presidente do CRF-PR, Mirian Ramos Fiorentin, enfatizou a importância da parceria com relação ao Gecito, ressaltando que esta ação tem impacto direto na qualidade dos serviços oferecidos à população. “Unindo esforços, melhoramos a oferta de exames preventivos e conseguimos diminuir o impacto de doenças sérias como o câncer”, destacou.

A superintendente de Atenção à Saúde, Maria Goretti David Lopes, disse que o termo de cooperação técnica passará por reformulações, com as sugestões de ampliação, e em seguida será encaminhado para aprovação.

O superintendente Geraldo Biesek, que representou o secretário da Saúde Beto Preto, disse que a Sesa vai apoiar a realização do Encontro de Fiscalização entre a Vigilância Sanitária e o CRF-PR. 


Outros assuntos como a assistência farmacêutica no Estado e o processo de avaliação da farmacoterapia dos pacientes também foram abordados.

SOBRE O GECITO - O Grupo de Estudos em Citologia foi criado em 2014, e estabelece parceria entre a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR). Tem ainda o apoio da Sociedade Brasileira de Citologia Clínica (SBCC), Associação Paranaense de Farmacêuticos (Aspafar) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).