SESA busca novas formas de combate à dengue em regiões com epidemia 28/03/2019 - 12:10

itambe
O secretario estadual da Saúde Beto Preto anunciou que serão implantadas novas ações de combate à dengue em 14 municípios que apresentam crescentes índices de infestação do mosquito Aedes aegypti.
O anúncio aconteceu durante reunião com o prefeito de Itambé, Vitor Fedrigo, e equipe técnica da SESA.
O secretário Beto Preto explicou que nos próximos dias a Superintendência de Atenção à Saúde vai reunir os prefeitos para debater e implantar medidas de prevenção e combate ao mosquito. As cidades com maiores índices de incidência são: Lupionópolis, Uraí, Itambé, Santa Mariana, Rancho Alegre, Japurá, Cafeara, Santo Antonio do Paraíso, Moreira Sales, Abatiá, Anahy, Capanema, Alvorada do Sul e Nova Londrina.

“O índices de infestação do mosquito nestas cidades está alto, mas sabemos que as prefeituras e secretarias municipais da Saúde estão fazendo a sua parte diante do combate; o dever de casa está sendo feito, mas o momento exige novas medidas e busca ampliada do transmissor, por isso vamos unir ainda mais os esforços de Estado e municípios para enfrentar o problema. Inovação também é buscar novas formas de combater doenças”, disse Beto Preto.

A superintendente de Atenção à Saude, Maria Goretti David Lopes, informou que as ações serão planejadas de acordo com as realidades locais. “Vamos traçar estratégias junto com os municípios este combate”, disse.

Segundo Ivana Belmonte, da Vigilância Ambiental da SESA, investigações em outras cidades mostram que os criadouros também podem estar em fossas e cisternas abandonadas e em cochos de animais, além dos locais considerados mais comuns como terrenos baldios, no lixo acumulado e recipientes que acumulam água”, explicou Ivana.

O prefeito de Itambé destacou que o apoio da secretaria estadual será muito importante, principalmente para as cidades de menor porte. “Os municípios aguardam esta ajuda e orientação para ampliarmos o combate ao Aedes”, disse Vitor Fedrigo.

DENGUE – O boletim epidemiológico divulgado nesta semana pela SESA aponta 1.522 casos confirmados da dengue no Paraná.