SESA e Ministério da Saúde concluem ação de campo para combate da febre amarela 04/04/2019 - 17:00

fa
A Secretaria da Saúde do Paraná e o departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde concluíram hoje (04) a ação de campo de combate à febre amarela. Desde o dia 25 de março até esta data, equipes de técnicos do Ministério e da SESA desenvolveram reuniões de alinhamento e na sequência percorreram áreas rurais, matas e reservas ecológicas dos municípios de São José dos Pinhais, Castro, Ponta Grossa, Jaguariaíva, Tibagi, Piraí do Sul, e Carambeí em uma grande operação para buscar pessoas não vacinadas e macacos contaminados.

Foram realizadas entrevistas em 37 locais com 1.836 pessoas atingidas, com orientações e sensibilização para a vacinação contra a doença.

“Agradecemos em nome do governador Ratinho Junior a equipe do Ministério da Saúde, que está aqui no Paraná, junto com as nossas equipes da secretaria da Saúde, e também com as equipes e todos os municípios, que estão fazendo este esforço concentrado para vacinar as pessoas contra a febre amarela. Este é o momento, o assunto é serio e nós todos vamos fazer acontecer a vacinação contra a febre amarela no Paraná”, afirmou o secretário Beto Preto.

“Estamos fazendo de tudo para evitar o avanço da febre amarela em nosso estado. Fizemos um trabalho inédito e um esforço concentrado para o enfrentamento da doença”, informou a superintendente de Atenção à Saúde da SESA, Maria Goretti David Lopes.

O Ministério da Saúde seguirá com análise dos dados sobre a ação. Na avaliação dos técnicos do MS a etapa mais importante foi a sensibilização das pessoas e por esta iniciativa a SESA mostra sua capacidade de enfrentamento.

Trabalho de campo – Durante a investigação no campo as equipes percorreram 1.811 quilômetros em matas fechadas, propriedades rurais e áreas próximas aos municípios. Os técnicos fizeram entrevistas com moradores, coletas de amostras e reconhecimento de macacos e mosquitos transmissores da febre amarela.


Boletim semanal - O boletim epidemiológico semanal divulgado hoje pela SESA apresenta mais um caso da doença, aumentando para 14 casos confirmados, contra 13 na semana anterior. Seguem em investigação 85 ocorrências e 202 já foram descartadas.
O caso confirmado esta semana foi notificado em Paranaguá e a pessoa contraiu a febre amarela no próprio município. Os outros municípios com casos confirmados são: Antonina, Morretes, Adrianópolis, Campina Grande do Sul, Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais.

Até o momento foram confirmadas 05 epizootias em Antonina, Morretes, Paranaguá e São José do Pinhais e Castro e 27 estão em investigação.

O secretário de estado da Saúde, Beto Preto, recomendou mais uma vez hoje a importância da vacina contra a febre amarela. “Ela é a forma mais eficaz de estar protegido e está disponível em todas as Unidades de Saúde do Paraná. Todos com idade entre 9 meses e 59 anos devem ser vacinados. O Paraná informa os números com muita transparência pois está realizando ações de combate e de intensificação da vacinação em todos os municípios do Estado”, disse o secretário Beto Preto.