SESA libera recursos para instituições de Saúde da região Norte 12/04/2019 - 15:50

Expo
No segundo dia de agenda, com a sede administrativa do Poder Executivo instalada em Londrina, na Expolondrina, o governador Ratinho Junior e equipe de secretários receberam prefeitos, deputados, vereadores e representantes de entidades regionais.

“Queremos contribuir para que todas as cidades tenham desenvolvimento e qualidade de vida e por isso nosso projeto de regionalização da saúde; nosso projeto é levar o atendimento para perto da população” , afirmou o governador Ratinho Junior durante evento para liberação de recursos à instituições de saúde.

“Estamos aqui junto com o governador Ratinho Junior nesta importante ação de interiorização que vai levar mais Saúde para a população da região norte”, afirmou o secretário da saúde, Beto Preto.

Repasses para Instituições : Importantes instituições de saúde que atendem pacientes da região tiveram recursos liberados hoje.
Para a Santa Casa de Londrina foram liberados mais de R$ 4,3 milhões para a compra de equipamentos hospitalares para a realização de microcirurgias de alta complexidade de lesões de nervos periféricos, tumores e coluna vertebral. De acordo com a autorização, deverão ser comprados microscópio cirúrgico para ortopedia e neurologia, neuronavegador para cirurgias de crânio e colona vertebral, sistema de fixação de crânio e mais de 400 itens utilizados em centros cirúrgicos. A Irmandade Santa Casa de Londrina atende mais de 75% de usuários do Sistema Único de Saúde. Segundo o secretário da Saúde, “a aquisição desses novos equipamentos possibilitará a ampliação do atendimento e a redução do tempo médio de internação; são equipamentos modernos, de alta tecnologia”, informou Beto Preto.
O Instituto do Câncer de Londrina recebeu liberação de R$ 700 mil para custeio de serviços assistências de oncologia, aquisição de equipamentos e materiais permanentes e para ampliação. Entre os equipamentos, estão utensílios médicos e laboratorial, como lentes especiais e pinças para uso em cirurgias, e aparelhos para exames oftalmológicos. O ICL é referência em todo Brasil pela excelência no tratamento contra a doença e recebe pacientes de mais de 200 municípios, com cerca de 6 mil atendimentos por mês.
A Santa Casa de Misericórdia de Cambé também recebeu liberação de repasses de suplementação de verbas no valor de R$ 540 mil, que serão aplicados para custeio dos serviços de assistência.

“Nós estamos aqui tentando equilibrar as liberações de recursos para que a população do Norte do estado seja beneficiada com mais qualidade na Saúde por isso esta vinda do governador para Londrina foi muito boa; vários entendimentos foram realizados aqui olhando nos olhos das pessoas. isso faz a toda a diferença na gestão Ratinho Junior, destacou o secretário da saúde.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, agradeceu a iniciativa do Governo do Estado de instalar a sede administrativa no município. “É muito importante para todos nós,
prefeitos e lideranças da região, este contato direto com governador e secretários”, afirmou.

Apaes: Durante agenda em Londrina, o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, recebeu representantes da Federação Estadual das Apaes. A pedido do secretário, a instituição entregou material informativo sobre o funcionamento de todas as Apaes do estado.
Nesta semana Beto Preto já autorizou o pagamento de R$ 195 mil referentes ao custeio de despesas de serviços ambulatoriais de média complexidade para 39 Apaes.
“Estamos mantendo o compromisso com esta importante instituição e atendimento as crianças. Com este material em mãos, vamos programar novas ações para apoio ao funcionamento das Apaes em nosso Estado”, disse Beto Preto.
Na agenda de ontem (11) o secretário Beto Preto já havia assinado liberação de recursos para o Hospital Cristo Rei de Ibiporã (R$ 600 mil) e Hospital Evangélico de Londrina (termo aditivo para disponibilização de leitos de UTI).