Sarandi aumenta o número de equipes da saúde da família com apoio do Governo Estadual 21/11/2019 - 12:40

SARANDI
O município de Sarandi, na região Noroeste, apresentou à comunidade os 28 profissionais contratados para compor as novas Equipes da Saúde da Família (ESF). São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde.

Sarandi, que integra os municípios ligados à 15ª Regional de Saúde de Maringá, tinha 4 equipes da saúde da família e, a partir desta contratação, terá 11 equipes completas.

“O apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Paraná e da Regional da Saúde, foi fundamental para esta ação; planejamos e organizamos o trabalho das novas equipes em parceria e também teremos o incentivo financeiro do Governo Estadual”, informa a secretária municipal de saúde, Cida Betel.

O secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, reafirma que esta é a grande meta do Governo Ratinho Junior para a área. “A regionalização dos serviços de saúde, levando atendimento de qualidade perto da casa das pessoas é o maior objetivo da gestão”, disse o secretário.

“Este também o um dos principais compromissos da nossa gestão em Sarandi, por isso a parceria com Governo do Estado é muito importante”, explica o prefeito Walter Volpato. “A cidade tem 100 mil habitantes e 75% utilizam os serviços da rede pública. Para nosso município, as equipes de saúde da família são essenciais; estes profissionais fazem as visitas nos bairros, vão até as casas, observando e acompanhando cada caso. Sem as equipes, as UPAS estariam sobrecarregadas, dificultando o atendimento à população”, destacou o prefeito.

Prevenção – A atuação das equipes da saúde da família também promove a prevenção e controle de doenças crônicas, evitando agravamentos.

“A Regional de Saúde de Maringá acompanha de perto as ações de saúde que acontecem nos municípios e , no caso de Sarandi, apoiamos integralmente já que o trabalho das equipes promovem a prevenção, reduzindo casos de alta complexidade”, ressalta o diretor da 15ª Regional, Ederlei Alkamim.

“A saúde vem mudando, os dias atuais nos remetem a uma população mais idosa e estas pessoas precisam de acompanhamento mais próximo”.

As 11 equipes da saúde da família de Sarandi estão atuando nas UBS dos bairros Aurora, Monte Rey, Alvamar, Independência e Flores. Uma ESF está atendendo na Clínica Materno-Infantil da cidade.

Recursos – Sarandi também recebeu recentemente recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Paraná: foram R$ 297 mil; R$ 97 mil para investimentos na área da Vigilância em Saúde e R$ 200 mil para aquisição de equipamentos de urgência.

Os 399 municípios do Paraná foram beneficiados com liberação de recursos para área da saúde. O Governo do Estado repassou, no mês de outubro, R$ 50 milhões para que todos os municípios possam investir em novas obras, reformas e ampliações, aquisição de equipamentos e desenvolvimento de programas nas áreas de vigilância da saúde.