Saúde distribui 261,9 mil vacinas contra a Covid-19; público inclui bebês e crianças de 5 a 11 anos 07/02/2023 - 11:07

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), inicia nesta terça-feira (7) a distribuição de 261.999 doses de vacinas contra a Covid-19 para as 22 Regionais de Saúde. Parte da remessa, 117.610 doses da Pfizer, é destinada para bebês a partir dos seis meses e outras 25 mil doses são para crianças de cinco a 11 anos.

Além das vacinas pediátricas, outros 119.389 imunizantes para a população acima de 18 anos fazem parte desse envio. O lote está sendo descentralizado do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e segue, via terrestre, para as centrais regionais.

Das vacinas Pfizer para bebês, 100 mil são para a primeira dose e 17.610 para a completude vacinal com a terceira dose (D3), iniciada em novembro de 2022. Das doses destinadas para a população adulta, 43.555 são AstraZeneca e 75.834 Pfizer/BioNTech.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, César Neves, essa nova quantidade de imunizantes pediátricos amplia e permite a continuidade da vacinação das crianças no Paraná. “Recebemos a primeira remessa de doses para bebês em novembro do ano passado e agora retomamos a imunização deste grupo”, disse.

VACINAS BABY - O Paraná recebeu na sexta-feira (3), 300 mil doses de Pfizer, enviadas pelo Ministério da Saúde, para a vacinação de bebês (vacinas baby). Desse total, 100 mil estão sendo enviadas aos municípios e as demais ficarão armazenadas na rede de frio estadual, acondicionadas em equipamentos que garantam a conservação para a aplicação da segunda e terceira doses, posteriormente.

O esquema de vacinação da Pfizer baby é composto de três doses, sendo que as duas iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose pelo menos oito semanas após a D2.

Também na sexta-feira, outras 50.000 doses pediátricas Pfizer, para crianças de 5 a 11 anos também desembarcaram no Estado. Desse total, 25 mil seguem para os municípios e as demais ficarão armazenadas para a completude do esquema vacinal (D2).

NÚMEROS – Segundo o Vacinômetro Nacional do Ministério da Saúde, desde o início da vacinação contra a Covid-19 mais de 28,6 milhões de paranaenses já foram imunizados com as duas doses ou dose única. No caso das crianças de 5 a 11 anos, cerca de 826.059 receberam a primeira dose e 636.734 a segunda.