Saúde em Movimento fortalece ações voltadas à saúde da mulher no Paraná 26/03/2026 - 17:11
O cuidado com a saúde das mulheres em todas as fases da vida, desde a gestação até a garantia de direitos e o fortalecimento do protagonismo feminino, esteve no centro das ações do Saúde em Movimento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
A programação reuniu atividades voltadas tanto ao cuidado direto no território quanto ao debate estratégico sobre a saúde da mulher, reforçando a importância de uma atenção contínua, qualificada e humanizada.
Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, integrar ações práticas e debates estratégicos é essencial para fortalecer as políticas públicas. “Quando falamos da saúde da mulher, estamos falando de cuidado contínuo, de proteção de direitos e de políticas que precisam estar presentes no dia a dia dos serviços. O Saúde em Movimento cumpre esse papel ao aproximar conhecimento, prática e gestão”, destacou.
Um dos destaques foi a atividade voltada aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), com foco no acompanhamento de gestantes, puérperas e crianças na Atenção Primária à Saúde (APS). O encontro abordou desde a captação precoce da gestante até o cuidado no pós-parto, com orientações sobre protocolos, diretrizes e identificação de situações de risco.
A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Sesa, Carolina Bolfe Poliquesi, destacou o papel desses profissionais no cuidado contínuo das famílias.
“Os agentes são fundamentais na equipe de saúde. Eles atuam desde a captação precoce da gestante, acompanhando todo o pré-natal, identificando situações de risco, até o cuidado no pós-parto e no acompanhamento das crianças”, afirmou.
A atividade reforçou a importância da gestão do cuidado, com ações como busca ativa, fortalecimento do vínculo com as famílias e acompanhamento sistemático, garantindo mais segurança e qualidade na assistência.
SAÚDE DA MULHER - O segundo momento da programação foi promovido em parceria com a Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas) e teve como tema “Mulheres que cuidam da Saúde, Proteger e Garantir Direitos – A Saúde da Mulher como Prioridade Permanente”, com foco na valorização das mulheres e na ampliação do acesso a informações qualificadas.
A iniciativa destacou a importância de fortalecer a conscientização sobre os direitos das mulheres, incentivar práticas de autocuidado e consolidar ações institucionais contínuas voltadas à promoção, prevenção e garantia da saúde integral da mulher.
O encontro também deu visibilidade às mulheres que atuam na área da saúde, reconhecendo profissionais que contribuem diariamente para o cuidado, a promoção da saúde e o bem-estar da população, além de valorizar lideranças femininas nos contextos social, cultural, educacional e comunitário.
Durante a programação, especialistas abordaram temas estratégicos para o avanço da saúde da mulher. A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Sesa, Carolina Bolfe Poliquesi, apresentou a organização da linha de cuidado materno-infantil no Estado. A presidente da Comissão Nacional Especializada de Mortalidade Materna da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Dra. Rossana Pulsineli Vieira Francisco, falou sobre estratégias para a redução da mortalidade materna.
Já a coordenadora da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, Dra. Maria do Carmo Leal, destacou o papel das evidências científicas na qualificação do cuidado.
As recomendações para os gestores de saúde focam na qualificação integral da linha de cuidado materno-infantil, do planejamento reprodutivo ao parto. As diretrizes incluem a ampliação do acesso a métodos contraceptivos de longa duração, o diagnóstico precoce da gravidez, o início oportuno do pré-natal no primeiro trimestre e o acompanhamento especializado para gestantes de alto risco. É essencial, ainda, a organização da rede de serviços, com a estruturação de maternidades, regulação de leitos e a promoção do parto vaginal baseado em evidências científicas, visando garantir uma assistência mais segura e de qualidade e melhorar os desfechos maternos e infantis.
“Quando utilizamos evidências para orientar a gestão e o cuidado, conseguimos melhorar os desfechos maternos e infantis, assegurando uma assistência mais segura e de qualidade para as mulheres, facilitando a visitação prévia ao parto e evitando peregrinação”, destacou a especialista.
SAÚDE EM MOVIMENTO – O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), promove entre terça e quinta-feira (24 a 26), no Expotrade, em Pinhais, o “Saúde em Movimento 2026”, evento que propõe atualizar gestores, prestadores e trabalhadores da área em ações estratégicas para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Estado.
O evento reúne diretores e técnicos de diversas áreas da Sesa, secretários municipais de saúde dos 399 municípios, dirigentes e apoiadores do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), diretores dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, tutores do PlanificaSUS Paraná, coordenadores da Atenção Primária à Saúde (APS), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).


















