Saúde envia mais de 529 mil EPI’s para todas as regiões do Paraná 13/04/2020 - 19:40

epis
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta segunda-feira (13) o envio de mais de 529 mil equipamentos de proteção individual (EPI’s) para as 22 Regionais de Saúde do Paraná. Os materiais variam entre máscaras, luvas, toucas, aventais, óculos de proteção e álcool em gel.

“Essa é a segunda remessa seguida, em caráter emergencial, adquirida pela Sesa e enviada às regionais para abastecer os municípios no atendimento dos serviços de saúde em meio à pandemia do coronavírus”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, a aquisição e distribuição de EPI’s é prioridade para o enfrentamento da doença. “Enviamos os equipamentos de proteção para diminuir ao máximo o risco de contaminação entre as pessoas. Nossa preocupação neste momento é dar segurança aos nossos profissionais de saúde que estão na linha de frente e também à população, que posteriormente será atendida por estes profissionais, evitando que sejam infectados”.

Além dos EPI’s, a Sesa também enviou respiradores, móveis e equipamentos para hospitais de Guarapuava, Umuarama e Campo Mourão, além dos hospitais universitários de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.

“Precisamos dar suporte aos nossos hospitais para oferecermos um serviço de qualidade visando sempre à preservação da vida dos pacientes que procuram pelo atendimento de saúde no Estado”, afirmou o secretário.

O Governo adquiriu recentemente 50 ventiladores, 50 desfibriladores e 60 monitores multiparamétricos para atendimento a hospitais que ampliarão os leitos exclusivos para atendimento a Covid-19.

Os equipamentos fazem parte da estratégia de ampliação de leitos anunciadas no final de março pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior e pelo secretário Beto Preto. A previsão inicial era de 317 leitos de UTI adulto e 731 de enfermaria.

Atualmente já são 425 leitos de UTI adulto e 1.110 leitos de de enfermaria disponíveis para atendimento exclusivo de pacientes suspeitos ou confirmados com coronavírus. O reforço atender a todos as regiões do Paraná, podendo chegar, se necessário, em até 1.061 leitos de UTI adulto e 2.586 leitos de enfermaria.

O Governo do Estado também está antecipando as obras dos hospitais regionais de Guarapuava e Ivaiporã, previstas para finalização em dezembro, para atendimento de pacientes vítimas da pandemia. Já o Hospital Regional de Telêmaco Borba, já finalizado, vai abrir nos próximos dias. Com as três unidades, serão 82 leitos adicionais de UTI e 250 de enfermaria disponíveis à população.

“Nossa estratégia é colocar para rodar aquilo que estava parado, como é o caso do hospital de Telêmaco Borba, e antecipar as obras de Guarapuava e Ivaiporã. São leitos adicionais que vão nos auxiliar neste momento da pandemia”, ressaltou o secretário.