Saúde intensifica ações de combate a febre amarela em todo Paraná 21/03/2019 - 17:00

FA
O boletim epidemiológico semanal divulgado hoje pela Secretaria Estadual da Saúde registra aumento de casos confirmados de febre amarela no Paraná. Na semana passada eram de 8 e agora são 12 casos confirmados.
O levantamento corresponde ao período de 01/07/2018 a 20/03/2019. “As 22 regionais de saúde do Paraná estão envolvidas com a intensificação da vacinação e reafirmamos a orientação de que estar imunizado é a única forma de se proteger contra a doença; todos com idade entre 9 meses a 59 anos devem receber a vacina”, afirmou o secretário Beto Preto.

A SESA está fazendo a busca ativa de pessoas que ainda não foram imunizadas e moram em áreas de difícil acesso e reforçando as orientações sobre a importância da vacinação em eventos comunitários.
Além disso, a secretaria realizou capacitação de equipes para atuação na vacinação no Hospital do Trabalhador, em Curitiba, e na 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa.

Os 12 casos confirmados estão em Antonina, Morretes, Adrianópolis, Campina Grande do Sul, Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais ; 11 (91,6%) são do sexo masculino, com idade mediana de 36 anos e 3 são trabalhadores rurais. O Paraná teve um óbito registrado por febre amarela na primeira semana de março, dia 06, tendo como residência e local provável de infecção o município de Morretes.

Os municípios com maior incidência de notificações são: Paranaguá (55), Curitiba (33) e São José dos Pinhais (30). A capital apresentou 8 notificações a mais que o boletim da semana anterior e São José dos Pinhais 7.
No total, são 224 notificações e 61 casos em investigação.

Macacos - A SESA intensifica também as ações de vigilância das epizootias, ou seja, a doença e morte de macacos e reafirma que eles não transmitem a febre. Pelo contrario, eles alertam para a circulação do vírus. Nas regiões onde os macacos aparecem infectados é porque o mosquito transmissor está presente.

O boletim da semana mostra 4 epizootias confirmadas e 12 em investigação. Duas novas áreas registraram ocorrências, Paranaguá e São José dos Pinhais. Os municípios de Antonina e Morretes já tinham apresentado a doença em macacos.

Vacinas – No período de 01 de janeiro a 19 de março de 2019 foram aplicadas cerca de 445 mil doses da vacina contra a febre amarela na população de 09 meses a 59 anos.