Saúde participa de força-tarefa na fronteira 24/04/2020 - 17:40

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) por meio da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu participou de uma força-tarefa na Ponte Internacional da Amizade nesta quinta e sexta-feira (23 e 24) para receber brasileiros que estavam no Paraguai. A ação realizada na fronteira tem por objetivo barrar a entrada do vírus responsável pelo coronavírus.

“Participamos desta ação junto com o município de Foz do Iguaçu visando testar e garantir que estes brasileiros que estavam fora do País não estejam doentes, tampouco transmitindo a doença para outras pessoas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, seis ônibus vindos de Assunção, capital do Paraguai, trouxeram 336 brasileiros para o Estado nestes dois dias. “Todos eles foram submetidos a avaliações médicas e testes rápidos para diagnóstico de Covid-19. Todos os passageiros estavam assintomáticos e tiveram seus testes negativados para coronavírus”.

A diretora da 9ª Regional de Saúde explicou o fluxo de atendimento dos passageiros. “Assim que os ônibus chegam, as equipes realizam a desinfecção das bagagens e iniciam a aplicação dos questionários com os brasileiros para investigação de histórico de viagens, sintomas e contato com casos confirmados. Após este momento, iniciamos a medição de temperatura e realização dos testes rápidos”, disse Iélita Santos da Silva.

“Todos que tem condições de seguir viagem até suas cidades de origem foram liberados e os demais poderão aguardar em hotéis que foram disponibilizados pelo município. Além disso, a Itaipu e a Prefeitura ofertaram seis ônibus no total para o transporte dos passageiros até os hotéis”, acrescentou.

PARTICIPAÇÕES - O protocolo de trabalho foi coordenado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu com apoio da Itaipu Binacional, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), sob a coordenação de médicos do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Exército, Defesa Civil de Foz do Iguaçu e Secretaria Municipal de Assistência.