Secretaria da Saúde faz entrega de cadeiras de rodas motorizadas 08/05/2019 - 18:20

A Sec
CHR - Direção
retaria da Saúde do Paraná, por meio da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), fez hoje a entrega de 33 cadeiras de rodas motorizadas a pacientes do Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier (CHR), em Curitiba. São cadeiras fabricadas no Rio Grande do Sul e feitas sob medida, de acordo com as necessidades individuais dos pacientes.

O secretário da Saúde Beto Preto, que esteve na entrega dos equipamentos, ressaltou a importância desta ação do Governo do Estado que tem o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para pacientes e familiares. “Os beneficiados são portadores de limitação severa de movimentos e com este equipamento conquistam autonomia de locomoção; é uma ação que fazemos para devolver parte dos direitos destas pessoas”, afirmou.

“O governo Ratinho Junior tem como principal meta para a saúde a regionalização dos serviços na área, para atender a população mais de perto, com mais qualidade”, ressalta o secretário Beto Preto. Segundo ele, o CHR será a grande referência em reabilitação para todo o Estado. E essa experiência será replicada para outras regiões.

“Queremos ampliar este tipo de atendimento de qualidade para todas as regiões. Vamos expandir as fronteiras e levar serviços especializados para mais cidades do estado; todo paranaense precisa e merece estar mais perto de um Centro de Reabilitação como este”, disse.

“Para isso vamos aplicar modelos de gestão e ressaltar as parcerias com os municípios; temos um grande trabalho pela frente, cuidando sempre da performance com os gastos, cuidando de cada centavo público”, complementou Beto Preto.

CADEIRAS MOTORIZADAS - As cadeiras de rodas motorizadas foram adquiridas por meio de processo licitatório com um investimento de R$ 224 mil. O lote contempla 40 cadeiras, que serão confeccionadas e entregues gradativamente. Para receber o equipamento, os pacientes passaram por avaliações e também por orientações sobre seu uso.

CHR – O Centro Hospitalar de Reabilitação integra a rede de unidades próprias do Estado e atua integralmente pelo SUS. A unidade é especializada em atendimento de doenças neurológicas, neurocirúrgicas e ortopédicas agudas ou crônicas. “Atendemos todas as etapas da reabilitação física, em todas as áreas da equipe multiprofissional traçando um plano singular e único para cada paciente”, explica a diretora do CHR, Elizabeth Costa.

O atendimento acontece a nível ambulatorial ou de internação, com 25 leitos, sendo 13 de reabilitação e 12 cirúrgicos. O CHR dispõe de equipe de médicos especialistas e de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e enfermagem. O Centro é referência na área, com atendimento médio mensal de 3 mil pacientes de todo o estado.

Participaram da entrega das cadeiras hoje no Centro Hospitalar de Reabilitação, o diretor-presidente da Funeas, Marcello Machado, o diretor-técnico da Funeas, Alan D´Orio; o diretor geral do Hospital do Trabalhador, Geci Labres de Souza Junior; o presidente do Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência e diretor da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, Felipe Braga Côrtes.

GALERIA DE IMAGENS