Secretarias estaduais da Saúde da região Sul integrarão o COE sobre arboviroses 10/03/2020 - 09:30

auditorio

O Ministério da Saúde reuniu, em videoconferência, as secretarias de Estado da Saúde do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul para informar sobre a abertura do COE – Centro de Emergências de Arboviroses, que integrará ações de prevenção e controle de doenças como dengue, febre amarela e chikungunya.

 

A coordenadora geral de Vigilância de Arboviroses do MS, Noeli Moreira, explicou aos técnicos de várias áreas das secretarias que o objetivo da instalação do COE é destacar atividades diante dos agravos mais preocupantes para os estados.

Santa Catarina registrou no último final de semana o primeiro óbito por febre amarela do período epidemiológico e mais outros sete casos da doença já estão confirmados.

O Paraná não tem casos humanos de febre amarela neste período mas, o boletim epidemiológico da Sesa, aponta 91 casos de mortes de macacos contaminados com o vírus da doença.

O macaco não transmite a doença, mas é um indicativo de que existe circulação viral na região. Desde o ano passado a Vigilância Ambiental dos estados do Sul atuam em conjunto, traçando os corredores ecológicos e possíveis rotas de transmissão da febre amarela.

“O COE vem somar esforços regionais; a troca de experiências e a organização de atividades é fundamental diante de agravos que preocupam todos os setores da saúde; estamos combatendo fortemente estas doenças; fortalecendo a capacitação e profissionais nas linhas de frente, tanto na eliminação de focos do mosquito da dengue como na intensificação da vacinação da febre amarela”, destacou o secretário da saúde, Beto Preto.

Dengue Mata – Durante a reunião com o Ministério da Saúde,  a Vigilância Ambiental da Sesa apresentou um balanço das ações de combate à dengue no Estado, com foco na instalação do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue, que tem a participação de todas as secretarias de Estado, órgãos públicos e da sociedade civil organizada.

A Sesa destacou atividades da campanha Dengue Mata, que realiza ações de orientação sobre a prevenção da dengue em todas as regiões do estado.