Secretário acompanha vacinação e visita hospitais no Norte Pioneiro 25/07/2021 - 06:47

Em visita ao Norte Pioneiro, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, acompanhou a vacinação contra a Covid-19 e vistoriou diversas obras nos municípios de Jacarezinho, Bandeirantes, Cambará e Santo Antônio da Platina, nos últimos dias.

"Temos andado pelo Estado e a evolução da vacinação tem sido muito boa. Por orientação do governador Ratinho Júnior temos levado o apoio às equipes da imunização dos municípios e incentivado a população. Se a primeira dose é importante, a segunda é fundamental neste enfrentamento da pandemia", afirmou.

Os investimentos do Governo do Estado em importantes unidades da região também vão auxiliar na política de apoio à descentralização do atendimento à saude.

Na Santa Casa de Bandeirantes, a Sesa direcionou cerca de R$ 500 mil para a compra de equipamentos, que contam ainda com emenda do deputado Evandro Araújo. O município também recebeu dois carros para o apoio à Atenção Primária, como indicação do deputado Luiz Cláudio Romanelli.

Já em Cambará, o aporte de mais de R$ 2 milhões vai garantir a ampliação do novo Centro Cirúrgico da Santa Casa e a reforma do Hospital Municipal.

"São recursos do Tesouro estadual em diversas obras. E aqui no Norte Pioneiro, região importante com grande número de paranaenses, que vem crescendo, temos direcionado investimentos estruturantes", enfatizou o secretário.

SALVANDO VIDAS - Referência na estratégia de atendimento aos pacientes com Covid-19 em 22 municípios, o Hospital Regional do Norte Pioneiro, administrado pela Fundação Estatal dr Atenção em Saúde (Funeas), em Santo Antônio da Platina, conta com 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e nove leitos clínicos. A unidade tem sido destaque pela evolução dos pacientes. Quase 500 pessoas receberam alta e superaram a doença, num universo de cerca de 800 internações.

"O resultado aqui é de muitas vidas salvas. O hospital está sendo chamado de fábrica de salvar vidas. Temos histórias tristes e trágicas nesta pandemia, mas também temos exemplos de superação", disse Beto Preto.

Vinte dias hospitalizado no HRNP, José Cláudio Quadri agradeceu pelo atendimento e pela possibilidade de contar com uma estrutura equipada e com corpo clínico preparado. "Só tenho que agradecer pela possibilidade de sair com vida e superar a doença. Muito obrigado".