Secretário apresenta ações de enfrentamento à Covid-19 em debate com representantes da Estônia 27/08/2020 - 18:07

Nesta quinta-feira (27) o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, debateu com representantes da Estônia, a prefeita de Rakvere, Triin Varek, e o chefe de gabinete da cidade de Tallinn, Toomas Sepp, ações e a práticas realizadas para enfrentar a pandemia pelo novo coronavírus. A atividade é parte de uma série de debates virtuais organizada pela Frente Nacional de Prefeitos.

Beto Preto, que foi prefeito de Apucarana, avaliou a importância da participação de cada gestor municipal na condução da prevenção e enfrentamento à pandemia. “Os prefeitos conhecem profundamente a condição, potencial e preocupação que as suas cidades têm. Por isso, a troca de conhecimentos com prefeitos de outros países foi importante porque verificamos que muitas ações são semelhantes e essa troca de experiência enriquece a nossa forma de agir.”

O diálogo serviu como validação de ações realizadas no Estado e também para conhecimento de outra realidade. “Reforçamos a importância do sistema público de saúde, que no Brasil tem diversos problemas, mas ainda assim temos muito a nos orgulhar.”

Durante o debate os quatro gestores públicos identificaram situações semelhantes, práticas que funcionaram e dificuldades similares entre os locais.