Secretário de Saúde dá posse a novo diretor da 1ª Regional 11/03/2019 - 19:10

Posse Regional Paranagua
O Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, deu posse hoje (11) ao novo diretor da 1ª Regional de Saúde. O evento foi na sede da Regional em Paranaguá, com a presença do diretor geral da SESA, Nestor Werner Junior, de secretários municipais de saúde do Litoral, representantes do Porto de Paranaguá, vereadores e servidores da Regional de Saúde, que abrange sete municípios: Paranaguá, Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Guaraqueçaba e Pontal do Paraná.

“O nosso compromisso na gestão do Governador Ratinho Junior é trabalhar por todos os 399 municípios, no entanto, precisamos olhar com cuidado para o Litoral e atender as aspirações dos moradores para que não precisem de deslocamento até a capital em busca de tratamento. O nosso governador quer dar um tratamento especial para o Litoral e para Paranaguá, a origem do estado, um importante gerador de recursos. Vamos investir fortemente na regionalização da saúde”, disse o secretário Beto Preto. Ainda segundo ele, a nomeação do servidor de carreira da SESA, José Carlos de Abreu, é uma forma de valorizar e reconhecer o trabalhador da saúde.

O secretário municipal de Saúde de Antonina e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Litoral, Odileno Garcia Toledo, disse que há uma grande expectativa junto a nova gestão. “Os municípios do Litoral enfrentam um momento delicado com a febre amarela. Sempre tivemos apoio por parte da SESA, mas agora acreditamos que esta relação ficará ainda mais próxima”.

O conselheiro político da Casa Civil, Renato Adur, que também participou da cerimônia de posse, disse que a nomeação de um técnico para a regional de Paranaguá significa um grande avanço na área da saúde no litoral paranaense. “ A situação das endemias no Litoral exige hoje um atendimento especial”, afirmou .

DESAFIOS - O novo diretor, José Carlos de Abreu, servidor há 39 anos na saúde, disse que pretende trabalhar incessantemente para vencer todos os desafios. “Vamos fazer um trabalho em parceria com os municípios e também com os técnicos da 1a Regional. Quando unimos esforços os desafios se transformam em oportunidades”, disse.

José Carlos de Abreu é farmacêutico químico, especialista em Saúde Pública, pela Fiocruz, e em Gestão de Sistema de Saúde, pela Fundação Getúlio Vargas. Fez cursos de formação em Epidemiologia, pela Universidade de Tóquio, no Japão, e de mestrado em Política Pública, na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Já foi Secretário Municipal da Saúde em Almirante Tamandaré; diretor por duas vezes da 2ª Regional de Saúde de Curitiba, diretor da Funeas (Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná); conselheiro municipal e estadual de Saúde e conselheiro estadual de Direitos Humanos.

GALERIA DE IMAGENS