Secretário garante formação de 22 turmas de curso técnico de enfermagem 23/11/2021 - 11:13

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, acompanhou o encerramento do ano letivo do curso Técnico em Enfermagem da Escola de Saúde Pública.

São 22 turmas que estão sendo preparadas para integrar as equipes de saúde de todo o Paraná, com aulas teóricas, práticas e estágios supervisionados.

Cerca de 700 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), de vários municípios do Paraná, fazem parte desta formação ofertada pela Sesa, ESPP e Ministério da Saúde. O evento aconteceu na noite de segunda-feira (22).

“A formação desses técnicos em enfermagem é importante para a Saúde. Em sua maioria mulheres, elas não param de trabalhar. Nos ajudaram durante a pandemia, estudaram e agora querem se formar. Uma grande vitória pessoal de cada aluno, aluna. São mais técnicos para ajudar a cuidar dos paranaenses. Me animei muito ao conversar com esses alunos e saber sobre as expectativas, angústias e vitórias”, comemorou Beto Preto.

O curso teve início em 2018, com duração de três anos, mas foi interrompido por conta da pandemia e agora tem previsão de conclusão em 2022.

O diretor da ESPP, Edevar Daniel, falou sobre a expectativa para o início das atividades práticas do curso e formação dos alunos. “Queremos terminar este curso no ano que vem. Tivemos de parar pela pandemia e atrasou muito, mas agora, com o compromisso de todos, poderemos fazer uma grande formatura. As atividades práticas vão começar agora, mas esperamos que o resto do curso seja participativo, e atuante”, afirmou.

TÉCNICO ENFERMAGEM – O curso permite que os participantes exerçam atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de Enfermagem; participem junto à equipe de saúde, nas ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença; acompanhamento na prestação de cuidados de Enfermagem a pacientes em estado grave; atuação na prevenção e controle da infecção hospitalar, das doenças transmissíveis em geral e de danos físicos que possam ser causados a pacientes durante a assistência em saúde, entre outras.

GALERIA DE IMAGENS