Secretário inaugura ampliação no Ciscopar e nova Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue em Toledo 10/12/2021 - 17:20

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, inaugurou a ampliação do espaço do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), que agora passa a atender como Ambulatório Médico de Especialidades (AME), com 59 consultórios, e a nova Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Sangue em Toledo nesta sexta-feira (10).

Juntas, as estruturas somam mais de R$ 5,2 milhões de investimentos do Governo do Estado e abrangem os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde de Toledo, beneficiando aproximadamente 384 mil pessoas.

A UCT faz parte das unidades próprias do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), atendendo a demanda de sangue em aproximadamente 22 unidades entre clínicas e hospitais da Região de Toledo. A estrutura anterior era alugada e agora o novo espaço possibilitará investimentos definitivos, além de proporcionar um melhor atendimento aos doadores. A obra custou R$ 2.037.198,57 pagos integralmente com recurso do Governo do Estado.

"Vai ficar ao lado do AME e vai facilitar o atendimento das pessoas que utilizam a rede Hemepar, mais do que dobrando a capacidade de doadores e auxiliando inclusive na estratégia de suporte para municípios da região. Prédio novo e que em breve também vamos colocar novos móveis", disse o secretário.

AME - Já o novo AME no Ciscopar, a estrutura passou por uma ampliação de espaço físico, acrescentando mais dois blocos que serão utilizados futuramente como centro cirúrgico, também voltado para o atendimento de procedimentos ambulatoriais. O Governo do Estado custeou os equipamentos para o novo espaço, repassando R$ 3.212.702,72 para o consórcio.

"Essas inaugurações fazem parte da política de regionalização orientada pelo governador Ratinho Junior. Esta obra era esperada há muito tempo. Já colocamos os equipamentos e a partir do ano que vem vamos desenhar o apoio financeiro. O AME é um programa de Governo, da Secretaria de Estado da Saúde, e que vai ampliar a oferta de serviços", afirmou Beto Preto.

CONSÓRCIO – O projeto do espaço do consórcio iniciou em 2015 com R$ 7 milhões investidos pelo Governo Federal. A obra, finalizada neste ano, contemplava um espaço de 3.258m², possibilitando o atendimento de 10,7 mil pessoas por mês. Agora, com os dois novos blocos inaugurados, somando mais 1.542m², a estrutura do Ciscopar possui 4.800 m².

"Quero agradecer a vinda so secretário Beto Preto que sinaliza aquilo que foi proposto pelo Governo, da descentralização da saúde e cada vez está fortalecendo as estruturas com investimentos. E aqueles pacientes que iam para Curitiba, agora são atendidos de forma resolutiva para cerca de 400 mil pessoas", ressaltou o presidente do Ciscopar e prefeito de Assis Chateubriand, Valter Souza Correia.

UCT – O projeto da nova UCT de Toledo foi idealizado em 2013, mas as obras só iniciaram há dois anos. A nova unidade possui 862,77m² e atende em média 45 pessoas por dia das 7h30 às 18h, de segunda à sexta-feira.
"Temos apenas que agradecer a Secretaria de Estado da Saúde por esta obra. A prefeitura também foi parceira na ação de paisagismo com a calçada. Vamos com essa nova casa, passar de 20 doadores dia para 45. Isso permitiu a ampliação do espaço de coleta, com uma área mais ampla e adequada", destacou a diretora do Hemepar, Liana Labres de Souza.

Já o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, ressaltou os investimentos e ações do Governo do Estado no município.

"Temos visto com muita clareza a vontade de melhorar a saúde no Paraná. E quando a gente vê que o Governo estabelece novos programas e fortalece vínculos com os municípios do interior, temos apenas que reconhecer e agradecer, destacou.
Estiveram presentes prefeitos e secretários Municipais de Saúde da região, o secretário de Estado da Administração e Previdência, Marcel Micheletto, o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, o chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli, e da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, Lilimar Regina Naldony Mori, além de servidores da saúde.