Secretário participa de reunião com Bancada Federal e Ministro General Pazuello 16/07/2020 - 15:47

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou de uma videoconferência nesta quinta-feira (16) com os membros da Comissão Externa sobre o Coronavírus, da Câmara dos Deputados, juntamente com a Bancada Federal do Paraná, e com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir a situação da pandemia.

Beto Preto apresentou a estratégia do Governo do Estado na ampliação de leitos, bem como dados sobre a situação regional durante os quatro meses da pandemia. Neste período, foram abertos 933 leitos de UTI.

“Este diálogo entre Ministério e Estado é extremamente importante para que possamos expor a atual situação do Paraná no enfrentamento à pandemia, além de pleitearmos alguns pedidos a Bancada Federal”, disse o secretário.

Além do pedido de equipamentos hospitalares, a renovação e ampliação de novos leitos de UTI e o direcionamento de insumos, testes e medicamos foram alguns dos pontos tratados no encontro.

“Hoje somos o segundo estado que mais testa em números absolutos. Agradecemos a parceria do Governo Federal neste sentido, pois recebemos insumos que possibilitaram essa testagem, além de equipamentos que auxiliaram na abertura de novos leitos para atendimento à população”.

Segundo Pazuello, a reunião organizada pela Comissão Externa, tem por objetivo ouvir os estados, saber quais medidas os gestores estão tomando e analisar suas demandas.

“Sabemos que a solução para a pandemia é a vacina, mas enquanto não temos isso, precisamos nos preparar, acompanhar os estados, reforçar nossos gestores no que precisarem e principalmente trabalhar em equipe para salvar vidas”, afirmou o ministro.

Esta foi a terceira reunião com os Estados do Sul, já realizada com Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A videoconferência foi motivada pelo requerimento da deputada federal Leandre Dal Ponte, que contou ainda com a participação dos deputados federais que integram a Bancada Paranaense, Toninho Wandscheer, Schiavinato, Rubens Bueno, Aline Sleutjes, Ricardo Barros.

O presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa, deputado Dr. Batista, além da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems), Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), também participaram da discussão.

Secretário participa de reunião com Bancada Federal e Ministério da Saúde
    O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou de uma videoconferência nesta quinta-feira (16) com os membros da Comissão Externa sobre o Coronavírus, da Câmara dos Deputados, juntamente com a Bancada Federal do Paraná, e com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir a situação pandemia.