Secretário participa de reunião de ministros da Saúde dos países do BRICS 25/10/2019 - 18:20

BRICS
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou na manhã desta sexta-feira (25), em Curitiba, de um encontro entre Ministros de Saúde dos países que integram o BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, representando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou a importância da união dos representantes dos cinco países. "Estamos falando em quase 50% da população do mundo representada aqui nesta reunião, e muitas ocorrências são comuns às nações do BRICS. Queremos avançar em pesquisas e precisamos ampliar a conscientização em relação às vacinas”, afirmou.
Mandetta explicou que os encontros são espaços de compartilhamento de exemplos exitosos de ações e programa.

Beto Preto falou sobre a importância do Paraná em receber uma reunião deste porte. "Quero agradecer e manifestar minha satisfação em Curitiba sedir a IX Reunião de Ministros da Saúde do BRICS. O Paraná é referência em muitos serviços de saúde e estamos buscando sempre melhorar, ampliando a prevenção e incentivando pesquisas na área”, comentou o secretário.

Os representantes dos cinco países abordaram temas relacionados a Atenção Primária à Saúde e bancos de leite humano, cobertura e disponibilidade de vacinas, o acesso a medicamentos para doenças negligenciadas e baixos custos, pesquisa e desenvolvimento em tuberculose e cobertura universal de saúde e financiamento da saúde nos países do BRICS.

Na tarde da sexta-feira (25), as comitivas visitaram ainda o Hospital Pequeno Príncipe.
O evento aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro em Curitiba. Esta foi a primeira vez que a capital do Paraná sediou o encontro.

PRESENÇAS – Participaram da reunião os ministros da Rússia, Oleg Salagay; da Índia, Ashwini Kumar Claube; da África do Sul, Zwelini Mkhize e o vice-ministro da Saúde da China, Wang Jianjun. Estiveram presentes também a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade; o coordenador do Banco de Leite do Instituto Fernandes Fiqueira/Fiocruz, João Aprígio; a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak; diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Michele Boccoz; representante da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde, Socorro Gross Galiano e a diretora executiva da instituição STOP TB, Lucica Ditiu .