Secretário reafirma compromisso do Governo com a Qualificação dos Consórcios de Saúde
30/11/2021 - 17:20

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a estratégia de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Qualicis) em reunião com a Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) nesta terça-feira (30).

“Este é um compromisso do governador Ratinho Junior em aumentar o repasse para o Qualicis, para reforçar o atendimento especializado e regionalizado em todo o Estado, aproximando os serviços de Saúde da casa dos paranaenses”, disse Beto Preto.

Somente no último mês, foram assinados novos contratos com o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp) das Regiões Sul e Norte, além de Consórcios responsáveis pela prestação de serviços na Região de Cianorte e Umuarama. Ao todo, serão repassados R$ 60 milhões por ano para este programa em todo o Estado.

O prefeito de Marilândia do Sul e presidente da Acispar, Aquiles Takeda Filho, ressaltou a importância do apoio do Governo do Estado. “É muito importante que possamos contar com o Estado neste reforço com a Atenção Especializada, entre outras demandas dos consórcios que prontamente são analisadas e atendidas pela Secretaria da Saúde”, afirmou.

QUALICIS – O Qualicis reforça a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) que é ofertada na Rede de Atenção à Saúde (RAS) em diversas Linhas de Cuidado. No Paraná, 21 Regiões de Saúde contam com Ambulatórios Multiprofissionais Especializados gerenciados pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS), atendendo praticamente todos os municípios que compõem as Regiões de Saúde.

PARCERIA – O prefeito de Almirante Tamandaré e presidente do Comesp, Gerson Colodel, falou sobre a parceria do governador em reforçar os investimentos em Saúde. “Em nome de todos os consórcios, agradecemos ao governador Ratinho Junior por meio do secretário Beto Preto, por todas as ações em Saúde que estão sendo realizadas. Além do sucesso na vacinação contra a Covid-19, todos os municípios da Região Metropolitana foram contemplados com novos carros para a Saúde da Família”.

PRESENÇAS – Participaram da reunião presidentes e diretores dos 25 consórcios que fazem parte da Acispar; representantes de consórcios do Samu; além de prefeitos dos municípios de abrangência da Associação. 

GALERIA DE IMAGENS