Secretário realiza abertura do curso para Agente de Combate às Endemias em Maringá 17/08/2021 - 18:54

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, realizou nesta terça-feira (17) a abertura do curso de formação inicial para Agente de Combate às Endemias (ACE), promovido pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), na abrangência da 15ª Regional de Maringá.

“Este é um momento muito importante para a saúde pública, porque nós temos a necessidade de fortalecer o conhecimento desses servidores, que são profissionais de saúde e atuam no combate às endemias. O curso é extenso, tem 400 horas, e eu tenho certeza que quem chegar ao final terá outra visão desta área”, afirmou Beto Preto.

O curso é dirigido para a formação de trabalhadores que atuarão em atividades de vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças e promoção da saúde em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao todo, representantes de 16 municípios participaram da abertura online do curso, transmitida pela ESPP. O diretor da unidade, comentou sobre a relevância destes profissionais. “É extremamente importante este curso, visto que estes agentes tem um papel fundamental para combatermos as arboviroses em todo o Estado, além de nos ajudarem a reforçar os cuidados que as pessoas devem ter para que essas doenças não atinjam nossa população”, disse Edevar Daniel.

Na ocasião, a chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Sesa, Emanuelle Gemin Pouzato, realizou uma palestra com o tema: “O papel do Agente de Combate às Endemias no SUS”.

Participaram do evento, o diretor da 15ª Regional de Saúde de Maringá, Ederlei Alkamin, o vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora e o secretário municipal de saúde de Maringá, Marcelo Aguilar Puzzi.