Secretário reforça objetivo de fortalecer os consórcios em visita a Medianeira 26/08/2019 - 13:40

MEDIANEIRA
Os 24 anos do Consórcio Intermunicipal de Saúde Iguaçu (Cisi), em Medianeira, foi marcado por um amplo debate sobre a regionalização. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve presente na unidade, na última sexta-feira (23), e ressaltou a importância deste modelo na gestão participativa dos municípios.

“Temos que olhar para frente. Temos o bom exemplo aqui do Oeste. Porque ainda temos muitos desafios para os consórcios. O governador Ratinho Júnior nos determinou a missão de olharmos a saúde de forma regional. Por isso, temos estimulados os consórcios e vamos dobar os recursos no ano que vem, chegando a R$ 60 milhões”, disse.

Com o envolvimento de sete municípios da região, com atendimento de cerca de 120 mil pessoas, a reunião contou com a presença de prefeitos, secretários de saúde e profissionais. Beto Preto afirmou ainda que a participação no Planejamento Integrado Regional (PRI), que vai apontar as diretrizes e ações de forma a incluir as demandas da saúde das localidades paranaenses, é fundamental.

“Funciona como uma espécie de compromisso em cartório. Cada município aponta suas necessidades e verificamos se um não pode atender naquilo que o outro precisa. Por isso, estou caminhando o Estado e dialogando com os prefeitos, secretários para que participem efetivamente desta construção”.

A possibilidade de compra de equipamentos para os consórcios também tem sido um dos apontamos feito pelo secretário, além da capacitação de profissionais. “Queremos fortalecer a estrutura e estamos pensando de forma integrada, com a capacidade que temos para direcionar recursos dentro das possibilidades financeiras de forma factível”.

O presidente do Cisi, e prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin, destacou a importância da visita do secretário de Estado da Saúde para discutir as necessidades das diferentes localidades. “Foi uma honra termos o secretário conosco, porque mostra o seu interesse nas urgências da saúde. Acredito que este é um grande passo para melhorarmos o atendimento dos paranaenses”.

Participaram da reunião o presidente da Acispar, Luiz Carlos Borges Cardoso, o prefeito de Medianeira, Ricardo Endrigo, o prefeito de Missal, Eduardo Staudt, o prefeito de São Miguel do Iguaçu, Cláudio Dutra, o prefeito de Serranópolis do Iguaçu, Ivo Roberti, o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato, além de vereadores.