Segunda fase do PlanificaSUS é lançada em Irati; projeto é expandido para todas as regiões 23/09/2021 - 14:59

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançou a segunda fase do PlanificaSUS nesta quinta-feira (23) em Irati. A 4ª Regional de Saúde foi sede do projeto no Paraná e desde 2019 desempenha ações voltadas para a Atenção à Saúde do Idoso. Após dois anos, o PlanificaSUS foi expandido para as 22 Regionais no mês passado, durante o evento “Saúde em frente”.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, já havia anunciado e oficializado a participação do Paraná na segunda fase do projeto, em junho. Agora, a Sesa dará início às atividades da nova etapa na 4ª Regional de Saúde, além de implementar oficialmente nas outras regiões. O Paraná é o único estado da federação que optou por seguir a linha de cuidado da saúde do idoso e desde então tem se destacado no desempenho das ações em todo o território nacional.

O evento foi promovido pela Sesa para continuidade do projeto por meio da metodologia de Planificação proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde, e executado pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e coordenadora do PlanificaSUS no Paraná, Maria Goretti David Lopes, representou o secretário na reunião em Irati e falou sobre o avanço do Estado. “O Governo do Estado optou por expandir o projeto para todo o Paraná, graças ao excelente trabalho desempenhado aqui em Irati e agora é a hora de reorganizarmos os serviços de saúde na perspectiva de garantirmos qualidade nas ações para todos os paranaenses. A nova fase vai abranger novas linhas de cuidado como saúde da criança, da mulher e tantos outros gargalos que temos dentro do Sistema Único de Saúde – SUS”.

REDE DE ATENÇÃO – O projeto iniciado há cerca de dois anos integra agora as equipes que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH). Desde sua implantação em Irati, a 4ª Regional de Saúde conseguiu identificar de forma mais clara quais são os grupos de risco e assim direcionar as ações para abranger esses grupos. “Desde o primeiro contato que fizemos com o Paraná, foi notável o interesse por parte da Secretaria de Estado em se comprometer e garantir que esse projeto fizesse diferença na Região”, afirmou o coordenador nacional do PlanificaSUS, Marcio Paresque.

“Estes técnicos conhecem as ações que o PlanificaSUS propõe e não houve desistência por parte de nenhum dos municípios. Atualmente o Estado fica bem acima da média nacional com relação às atividades desempenhadas” acrescentou o coordenador.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Marcelo Hagebock Guimarães, ressaltou a importância dessas ações durante o enfrentamento da Covid-19. “Sabemos que em 2019 quando esse grupo assumiu essa missão, não esperava passar por uma pandemia. A presença e articulação de todos os prefeitos permitiu chegarmos até aqui e não me impressiona que o Paraná esteja mais uma vez, à frente no fortalecimento das ações de saúde em todo o país”, disse.

IRATI – Inicialmente o projeto foi desenvolvido nos municípios de abrangência da 4ª Regional de Saúde de Irati, que inclui Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares, somando cerca de 180 mil habitantes.

O diretor da 4ª Regional de Saúde, Walter Henrique Trevisan comentou sobre o comprometimento das equipes. “Precisamos ressaltar a importância que esse projeto teve para a nossa região. Mobilizamos todas as equipes de Atenção Primária, cada profissional de saúde se comprometeu e mesmo durante o trabalho árduo que enfrentamos na pandemia, o trabalho foi desempenhado com muita vontade e agora o Estado abrangerá as 22 Regionais de Saúde nesta dinâmica”.

PARTICIPAÇÕES – Estiveram presentes a deputada federal Leandre Dal Ponte, a prefeita de Fernandes Pinheiro e atual Presidente do Consórcio (CIS/Amcespar), Cleonice Schuck, o prefeito de Almirante Tamandaré e presidente do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), Gerson Colodel, a secretária municipal de Saúde de Mallet, Lorena Aparecida Soares, o prefeito de Marilândia do Sul e presidente da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e Consórcio Paraná Saúde, Aquiles Takeda Filho, o prefeito de Inácio Martins e presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), Edemétrio Benato Junior, a prefeita de Fernandes Pinheiro e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Cleonice Schuck, o chefe de gabinete do prefeito de Rebouças, Vicente Andrade, os prefeitos: Jorge Derbli – Irati; Lucinei Carlos Thomaz – Teixeira Soares; Celso Kubaski – Imbituva; Leandro Jasinski – Rio Azul; Marcelo Leite – Guamiranga, o vice-prefeito de Mallet, Francisco Makoski, a secretária municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro, representando o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR), Ivoliciano Leonarchik, Emanuelle de Matos, além de secretários municipais de Saúde, diretores das Regionais de Saúde e gestores e prestadores de Saúde  de diversas cidades do Paraná.