Semana de ações contra a dengue no Paraná 26/10/2020 - 17:28

A Secretaria da Saúde do Paraná promove nesta semana ações de enfrentamento à dengue abrangendo as 22 Regionais da Saúde, gestores municipais e técnicos que atuam na Atenção Primária e na Urgência e Emergência e estão diretamente envolvidos no atendimento a pacientes com Dengue.

O objetivo é manter a mobilização contra a doença, com alinhamento de protocolos entre as áreas técnicas e apresentação ao Ministério da Saúde, do Plano de Ação para o Enfrentamento no Paraná para o período epidemiológico 2020/2021.

“No período anterior de monitoramento encerrado no final de julho deste ano, tivemos a maior epidemia da doença no Paraná, com mais de 227 mil casos e 177 óbitos e, no período atual, com três meses de acompanhamento temos 848 casos e três óbitos; por isso a atuação permanente no estado, com integração das áreas técnicas da Sesa”, afirmou o secretário de estado da Saúde, Beto Preto.

Hoje, equipes da diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa participaram de encontro técnico online com a Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde para a discussão de apoio do Governo Federal às atividades na área da assistência previstas pelo Estado do Paraná.

“O momento é de alinhamento, integração e diálogo”, explicou a diretora da Sesa, Maria Goretti David Lopes, “por isso a apresentação de nosso planejamento de combate à dengue e também nosso pedido de apoio ao MS”.

Ações - Entre as ações, a Sesa inicia amanhã um ciclo de webconferências sobre diagnóstico e manejo clínico ao paciente com dengue. Nos dias 27/10, 04/11 e 11/11 os encontros serão dirigidos aos trabalhadores da Atenção Primária; um segundo ciclo acontecerá nos dias 19/11, 26/11 e 3/12, para os profissionais que atuam na Urgência e Emergência.

“Serão dois ciclos para atingirmos maior número de profissionais que estão na porta de entrada do sistema de saúde; médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem participarão das discussões online quando atingiremos os 399 municípios do estado”, explicou Maria Goretti.

Entre os temas das conferências, estão: identificação de sintomas, critérios de agilidade no internamento de possíveis casos de dengue, diagnóstico laboratorial, condições de comorbidades associadas, estadiamento clínico e alta do paciente.

Ainda nesta semana, de 28 a 30, a Sesa promove em Maringá, uma reunião técnica integrada para alinhamento das estratégias de controle da doença, com a presença do secretário Beto Preto.

No evento, com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), Conass (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde) e Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), serão debatidas estratégias complementares ao Plano Estadual de Ação para o Enfrentamento da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, além de visitas à central de UBV do estado, unidades de serviço de saúde (UPA UBS) e Vigilância Municipal.

Ministério – No encontro realizado hoje, Ângela Ribeiro Vargas, a representante da secretaria de Atenção Especializada do MS e da Força Nacional do SUS, disse que encaminhará as demandas de apoio do Paraná, “Parabenizamos o Estado pela iniciativa de integrar as ações da atenção primária e vigilância nas ações da dengue, com certeza será um diferencial no combate à dengue. Com este Plano de Enfrentamento 2020/2021, o Paraná apresenta um olhar de resolutividade e cuidado fundamentais para a saúde da população”, destacou.