Sesa avalia o projeto PlanificaSUS no ano de 2020 15/12/2020 - 18:31

O projeto PlanificaSUS é uma proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e Ministério da Saúde que visa a organização de fluxos e processos de trabalho da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária à Saúde.

A implantação teve início em 2019 quando os estados optaram por uma linha de cuidados a ser seguida; o Paraná foi o único que optou pela saúde do idoso. O projeto piloto acontece junto aos nove municípios da 4ª. Regional de Saúde de Irati, que tem uma população de aproximadamente 25 mil pessoas idosas.

Entre 2019/2020 várias ações foram implementadas com o objetivo de integrar o trabalho das áreas e profissionais que atuam no cuidado do idoso, entre elas a capacitação de cerca de 900 trabalhadores que fazem o acolhimento e atendimento ao idoso.

Hoje (15) os participantes do PlanificaSUS participaram de reunião online para avaliação do projeto e definição das próximas etapas.

Atualmente os municípios que integram a Regional têm hoje uma unidade básica de saúde laboratório que trata da implementação da metodologia PlanificaSUS, com pesquisas de territorialização e de suporte. Cerca de 20 encontros presenciais e online foram realizados desde o início do projeto.

Pandemia - O projeto foi redirecionado durante a pandemia, mas segue com a organização dos serviços nos municípios que integram o plano piloto na regional que abrange os municípios de Irati, Guamiranga, Imbituva, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Rebouças, Rio Azul e Mallet.

O secretário da Saúde do Paraná Beto Preto avaliou que até o momento os resultados do projeto são positivos e indicam avanços para a criação de uma política estadual específica para a atenção ao envelhecimento do idoso.

“Reitero hoje a posição do Paraná neste sentido; a construção de uma política pública forte se faz desta forma, no dia a dia, com o envolvimento de todos os profissionais que atuam neste contexto do atendimento de pessoas simples, de mais idade, que muitas vezes não conseguem exprimir o que estão sentido. Então, com muito respeito, quero reafirmar que o Governo do estado do Paraná encampou e segue este objetivo”, disse Beto Preto.

Segundo do secretário, o pandemia veio confirmar a necessidade de uma política integral para tratar do envelhecimento saudável. “O enfrentamento ao coronavírus serviu para nos mostrar exatamente como é a fragilidade do ser humano; o primeiro a sentir os reflexos da pandemia foi o grupo dos idosos; de cada 10 óbitos, 8 são pessoas de mais de 60 anos de idade. Este exemplo deixou ainda mais pacificado que o nosso caminho da linha de cuidados dirigido a este público está correto”, afirmou Beto Preto.

De acordo com a avaliação nacional do projeto o Paraná é o estado que apresenta o melhor resultado neste período.

Presenças – Participaram da reunião de avaliação do PlanificaSUS Paraná: a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e coordenadora do projeto no estado, Maria Goretti David Lopes; a representante da Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Estado do Paraná, prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Shuck; o coordenador nacional do PlanificaSUS do Hospital Israelita Albert Einstein, Márcio Paresque; o consultor do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Edgard Moraes; o diretor da 4ª Regional de Saúde, Walter Trevisan, a presidente do Conselho Regional dos Secretários Municipais de Saúde, Lorena Soares, a apoiadora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná, Marcieli Ferreira; a deputada federal Leandre Dal Ponte, além de profissionais de áreas técnicas da Sesa.