Sesa e CRM debatem manejo clínico da dengue 02/12/2020 - 21:01

A Secretaria de Estado do Paraná e o Conselho Regional de Medicina realizaram encontro virtual nesta quarta-feira (2) para tratar do manejo clínico da dengue. A reunião teve a participação de médicos de todo o Estado.

A reunião teve a apresentação do contexto da dengue no Paraná realizada pela diretora de Atenção e Vigilância em Saúde e da coordenadora do COE – Centro Operacional de Emergências, Maria Goretti David Lopes. O período epidemiológico de 2019/2020 registrou a ocorrência de muitos casos e óbitos pela dengue, o que, segundo a diretora, deixa o alerta para toda a população e profissionais de saúde neste período em que inicia o verão.

“Importante que possamos nos engajar com os conselhos e associações para trocar experiências e condutas para aprimorar o manejo e as decisões em relação à saúde da população”, disse Maria Goretti.

O médico da Secretaria de Estado da Saúde, que atua na Vigilância Ambiental, Eneas Cordeiro de Souza Filho, abordou o Boletim Informativo Estadual da dengue e o controle do vetor. Por meio de relatos de experiências, o médico explicou a situação epidêmica da dengue no Paraná.

Participaram do encontro os médicos: Juliana Gerhardt Moroni, Roberto Issamu Yosida, Jan Walter Stegmann e demais profissionais.

Segundo dados do Informe publicado na terça-feira (1) pela Sesa, o Paraná registra 1.192 casos no período epidemiológico, que teve início em agosto. Deste total, 905 são ocorrências autóctones, de pessoas que foram contaminadas nas cidades de residência. 158 municípios paranaenses apresentam casos confirmados e já ocorreram cinco óbitos pela doença.

“Não podemos descuidar da dengue. Estamos numa pandemia, enfrentando uma série de dificuldades, fazendo um grande esforço para passarmos por tudo isso. Mas as pessoas não podem esquecer que a dengue também mata. Por isso, é importante que a população fique atenta ao acúmulo de água em recipientes”, alerta o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.