Sesa é parceira no I Simpósio Brasileiro de Stewardship de Antimicrobianos 13/03/2020 - 18:10

Simpósio
Acontece no auditório do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, nesta sexta-feira e sábado (13 e 14) o I Simpósio Brasileiro de Stweartship de Antimicrobianos. O evento inédito é realizado pela Associação Brasileira de Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (ABIH), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Associação Paranaense de Controle de Infecção Hospitalar (APARCIH).

O Paraná foi escolhido para ser o primeiro Estado a sediar o evento. A coordenadora de Vigilância Sanitária da Sesa, Luciane Otaviano de Lima, explica a escolha. “O Paraná tem um diferencial por trabalhar intensamente assuntos relacionados à resistência microbiana, bem como programas de prevenção e controle de infecções em serviços de saúde e assim tem sido um piloto para todo o país”, disse.

OBJETIVO – O Simpósio conta com profissionais de diversas áreas de atuação e busca trazer informações, atualizações e experiências que contribuam positivamente nas diversas etapas do gerenciamento do uso de antimicrobianos e consequentemente para a redução da resistência microbiana no país. A implantação do Programa de Stewardship de Antimicrobianos visa trazer benefícios em diversas perspectivas, o que também será abordado no evento.

“O uso indiscriminado de antibióticos e a resistência microbiana tem um cenário muito crítico global, nacional e estadual. Tudo isso vem sendo abordado neste evento, não só a discussão do problema, mas também estratégias de enfrentamento e ferramentas de trabalho para praticas que podem ser inseridas nos serviços de saúde. Esse é o grande diferencial deste Simpósio”, afirmou a coordenadora.

APOIO - Considerando a relevância mundial do tema, o evento conta com apoio científico da British Society of Antimicrobial Therapy (BSAC), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Associação Paranaense de Infectologia (APRI), Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAF) e Serviços de Saúde e Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBM).

GALERIA DE IMAGENS