Sesa informa Tribunal de Justiça sobre utilização de recursos no combate à Covid-19 12/05/2020 - 09:08

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou uma videoconferência nesta segunda-feira (11) com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ/PR) para informar sobre a utilização dos R$ 56 milhões em recursos para enfrentamento da Covid-19 provenientes do Judiciário e do Ministério Público  para o Fundo Estadual de Saúde.

“Os recursos já estão sendo empregados no enfrentamento à pandemia com a aquisição e repasse de insumos e equipamentos de proteção individual (EPI’s) aos municípios do Paraná, destinados ao manejo clínico dos pacientes”, disse o diretor-executivo da Sesa, Geraldo Gentil Biesek.

O montante de mais de R$ 22,8 milhões de distribuição de valores será Fundo a Fundo para os 399 municípios do Paraná, R$ 7,3 milhões para insumos e o restante será utilizado para abastecer os hospitais de gestão da Sesa também em insumos e EPI’s, além do pagamento de diárias e honorários aos serviços contratados para atendimento exclusivo Covid-19.

Esta decisão foi pactuada entre a Sesa e gestores municipais do Estado, representados pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) em reunião realizada na última semana com o presidente Carlos Alberto de Andrade.

“Nosso objetivo é uma distribuição adequada e justa destes recursos neste momento, sendo assim, prestamos contas às instâncias que destinaram o recurso e também dar um retorno à sociedade sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas no Estado. Ao final, todos os recursos destinados ao FES por estas instituições terão a prestação de contas formalmente realizadas”, afirmou Biesek.

“Algumas decisões do Judiciário e do MP indicavam quais os municípios, comarcas ou instituições deveriam ser atendidas pelos recursos alocados. Isto será devidamente respeitado pelo gestor estadual”, finalizou.

Participaram da reunião o vice-presidente do TJ, Hamilton Schwartz, sua equipe, e o assessor de gabinete do secretário, César Neves.