Sesa lança curso EaD para fortalecer a Linha de Cuidado à Saúde da Pessoa Idosa 28/11/2025 - 09:56
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) lança nesta sexta-feira (28) o curso introdutório Linha de Cuidado à Saúde da Pessoa Idosa no Paraná, uma iniciativa de Ensino a Distância (EaD) voltada para a capacitação dos profissionais de saúde de toda a Rede de Atenção à Saúde do estado. O lançamento será marcado por uma transmissão ao vivo no canal do YouTube da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), a partir das 10h.
O curso, com carga horária de 30 horas, é oferecido pela plataforma ESPP Virtual (Avasus), tem como objetivo qualificar as equipes multiprofissionais para a implementação do cuidado à Saúde da Pessoa Idosa.
A formação integra as ações do Projeto Envelhecer com Saúde no Paraná, estratégia que visa qualificar a atenção à saúde da população idosa, por meio do fortalecimento das práticas de cuidado integral, da ampliação da avaliação multidimensional e da melhoria contínua das políticas públicas. O projeto articula ações de educação permanente, monitoramento de indicadores, inovação em sistemas de informação e produção de materiais técnicos, visando apoiar municípios e equipes na organização e qualificação da rede de atenção.
O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da iniciativa diante do cenário de envelhecimento da população do estado. "O Paraná vivencia um processo acelerado de envelhecimento populacional, com mais de 2 milhões de pessoas idosas, representando 17,6% da população. Esse cenário nos impõe o desafio de construir respostas inovadoras e sustentáveis no cuidado à saúde", afirmou. “Isso representa uma mudança significativa no paradigma do cuidado, exigindo um amplo e contínuo programa de capacitação das equipes multiprofissionais”, explicou Beto Preto.
A Linha de Cuidado da Pessoa Idosa no Paraná adota um modelo centrado na pessoa, focado na prevenção, na identificação precoce e no manejo da fragilidade, por meio da Avaliação Multidimensional de Saúde e do Plano de Cuidados Compartilhado entre os diferentes níveis de atenção.
CURSO - O conteúdo programático do curso está estruturado em quatro aulas, abordando o perfil epidemiológico e demográfico da população idosa no Paraná; a própria Linha de Cuidado; o modelo de avaliação multidimensional de saúde, e os registros de informações de saúde.
A Diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, ressaltou que o curso vai além da teoria, integrando a prática com o uso de ferramentas estratégicas. “O Curso Introdutório Linha de Cuidado à Saúde da Pessoa Idosa representa um passo fundamental nesse processo. Ele foi concebido para instrumentalizar os profissionais da Rede de Atenção à Saúde do Paraná, oferecendo conhecimentos e ferramentas para implementar e consolidar as melhores práticas no atendimento aos idosos", esclareceu.
Entre os recursos valorizados no curso, destacam-se a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e o Sistema de Informação da Pessoa Idosa do Paraná (Sipi-PR), plataforma digital pioneira.
Sobre a caderneta, Maria Goretti destaca que ela é mais do que um documento de uso clínico e se constitui em um histórico vivo de saúde e de vida de cada pessoa com 60 e mais anos de vida, reunindo informações sobre atividades da vida diária, condições crônicas, uso de medicamentos, consultas, vacinas, dados antropométricos e registros de avaliações funcionais. “A utilização sistemática da caderneta potencializa a capacidade das equipes em planejar e acompanhar o cuidado de forma integral, ao transitar por toda a Rede, facilitando a comunicação entre profissionais e fortalecendo a articulação entre serviços, equipes e usuários", completou a diretora.
Já o Sipi-PR, ativo desde dezembro de 2023, é uma ferramenta desenvolvida pela própria Sesa que reúne dados estratégicos para o monitoramento da saúde da população idosa em todo o território paranaense. O sistema apoia a gestão em diferentes níveis, subsidiando políticas públicas e qualificando o planejamento das ações preventivas.
HOMENAGEM - O lançamento do curso também marca uma homenagem à Dra. Adriane Miró Vianna Benke Pereira. Adriane é a geriatra da equipe, já foi chefe da divisão, é uma defensora dos direitos da pessoa idosa, integra o Conselho Estadual da Pessoa Idosa e é uma das autoras da Linha de Cuidado da Pessoa Idosa.
SERVIÇO:
Curso Introdutório Linha de Cuidado à Saúde da Pessoa Idosa no Paraná - EaD
Acesse aqui.








