Sesa orienta municípios sobre vacinação de trabalhadores da assistência social contra a Covid-19 28/05/2021 - 18:34

A Secretaria da Saúde do Paraná enviou nesta sexta-feira (28) orientação para as 22ª Regionais de Saúde para que iniciem a vacinação dos trabalhadores da Assistência Social contra a Covid-19.

“Consideramos este grupo prioritário e desde a publicação da nossa primeira versão do Plano Estadual de Vacinação, em fevereiro deste ano, os profissionais já estão incluídos junto aos trabalhadores da Educação; a vacinação deste grupo de trabalhadores está aprovada em reunião da Comissão Bipartite”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A vacinação dos trabalhadores, que atuam nos CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), CREAS (Centro de referência especializada em Assistência Social) e Casas e Unidades de Acolhimento, será feita a partir da remessa de 352.750 doses da vacina Astrazeneca enviadas nesta sexta-feira (28) para as Regionais de Saúde e que serão distribuídas para os municípios.

“Para estimativa numérica de doses, os trabalhadores da Assistência Social estão agrupados aos da Educação e segundo Ministério da Saúde, com um total de 169.057 trabalhadores; então orientamos para que cada município continue realizando a sua ação de chamamento para que este público para que tome a vacina contra a Covid”, afirmou a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

“Nesta estratégia a Sesa recomenda ainda que os municípios solicitem documento ou declaração que comprove a vinculação ativa do profissional com o local de atuação relacionada com a assistência social”, complementou a diretora.

Da remessa enviada nesta sexta-feira (28) para as Regionais de Saúde 11.220 doses estão direcionadas aos trabalhadores da saúde e da assistência social.