Sesa participa de reunião de Câmaras Técnicas do Conass para discutir a vacinação da Covid-19 10/06/2021 - 18:42

O Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) promoveu hoje (10) reunião das Câmaras Técnicas da Atenção Primária em Saúde e de Epidemiologia para a discussão sobre a Campanha de Vacinação contra a Covid-19.

Cerca de 60 representantes dos estados participaram da reunião que avaliou as ações desenvolvidas e debateu sugestões para agilizar a vacinação contra a Covid-19.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que é vice-presidente da região Sul do Conass, avaliou a reunião como importantíssima para definir as próximas etapas da campanha.

“Contamos sempre com o apoio dos conselhos intergestores para orientar e delinear nossas ações e principalmente agora, diante da pandemia”, afirmou.

O assessor de relações internacionais e coordenador técnico do Conass, Fernando Cupertino, disse que é preciso reconhecer que vivemos em um país com profundas desigualdades, inclusive dentro das regiões e também nos próprios municípios. “Por isso a Atenção Primária, que é um dos pilares do Sistema Único de Saúde nunca foi tão importante como agora e os estados não podem se eximir do papel de promotores dos serviços inseridos na área”, destacou.

“Nós gestores da saúde temos que nos colocar no lugar daquele que sofre por varias questões e as vezes por simples necessidade de esclarecimento; por isso a importância de acompanhamos, monitorarmos e capacitarmos o trabalho das equipes profissionais em todas as etapas”, ressaltou.

Paraná – O Paraná destacou que vem discutindo e pactuando junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) todas as ações relacionadas a vacinação da Covi-19. “Estamos em diálogo permanente e trabalhando de forma próxima e conjunta, como a situação exige”, afirmou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

Na reunião, a Sesa fez duas sugestões para encaminhamento à Câmara aAsessora do Programa Nacional de Imunizações: para a vacinação contra a Covid-19 das gestantes sem comorbidades e de pessoas com hipertensão.

“Sabemos que muitos estados já estão vacinando pessoas nas duas situações, mas o Paraná que segue as orientações do PNI aguarda as recomendações por meio dos Informes Técnicos”, disse a diretora.

O Paraná registra este ano, até o momento, 75 óbitos materno, sendo 49 por Covid-19. No ano de 2020 foram 80 óbitos maternos; 17 provocados pela Covid-19.

A morte materna considera o óbito da mulher durante a gestação ou até 42 dias após o termina da gestação.

A hipertensão, doença que apresenta fator de risco para a instalação de outras enfermidades, não consta nos campos da ficha do SIVEP-gripe (Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe). Índices nacionais apontam que 30% dos brasileiros são hipertensos.

Participação – Participaram da reunião os assessores técnicos do Conass Maria José Evangelista e Nereu Henrique Mansano, além de representantes de Secretarias Estaduais de Saúde.