Sesa promove capacitação sobre manejo clínico e vigilância da tuberculose no Litoral 12/06/2026 - 10:31

Profissionais de saúde dos sete municípios do Litoral do Paraná participam de uma capacitação voltada ao aperfeiçoamento das ações de controle da tuberculose. A qualificação ofertada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, tem como foco atualizar as equipes locais sobre o manejo clínico, diagnóstico e tratamento da tuberculose, além de aprimorar a operacionalização dos sistemas de informação indispensáveis para o monitoramento epidemiológico.

"O controle da tuberculose exige uma rede de atenção rápida, integrada e altamente qualificada. Levar essa capacitação para o Litoral, envolvendo os sete municípios da 1ª Regional, é um passo estratégico para fortalecer o diagnóstico precoce e garantir que o tratamento seja iniciado o quanto antes. Ao atualizar nossos profissionais tanto na parte clínica, como no manejo da coinfecção e da tuberculose infantil, quanto na precisão dos sistemas de notificação, nós não apenas melhoramos o atendimento direto ao paciente, mas também refinamos a nossa vigilância epidemiológica. É o Estado trabalhando em parceria com os municípios para salvar vidas e quebrar a cadeia de transmissão da doença", destacou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

O aperfeiçoamento contou com a condução do médico infectologista Francisco Beraldi de Magalhães e da enfermeira Juliana Taques, referência técnica para tuberculose da Sesa. O público-alvo engloba uma equipe multiprofissional essencial para a linha de cuidado da doença, incluindo médicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, além de profissionais da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária à Saúde (APS).

A capacitação foi dividida em dois dias estratégicos para abranger desde os conceitos fundamentais até a discussão de cenários de alta complexidade, como a clínica e sistemas de casos especiais, o panorama epidemiológico, com dados globais, nacionais e a realidade do Paraná e da 1ª Regional de Saúde.  No diagnóstico e manejo, a discussão foi sobre microbiologia, fisiopatologia, uso de testes rápidos moleculares (TRM-TB), cultura e exames de imagem. Sobre casos especiais e eventos adversos, os protocolos para tuberculose drogarresistente (TB-DR), efeitos adversos a medicamentos e a coinfecção TB-HIV, incluindo interações com a terapia antirretroviral (TARV). No sistema SITE-TB, a prática na operacionalização e acompanhamento de casos especiais no sistema de informação.

Os temas de prevenção, pediatria e vigilância geral, como o manejo e sistema de escore para o diagnóstico diferencial em crianças. A Infecção latente por tuberculose (ILTB), indicações de tratamento clínico, esquemas terapêuticos e o acompanhamento de cadastro e alta no sistema específico de ILT, além de treinamento prático sobre o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), com foco em notificações, boletins de acompanhamento e encerramentos, e o Sistema de Vigilância do Óbito, voltado à investigação rigorosa de óbitos com menção de tuberculose.

GALERIA DE IMAGENS