Sesa promove treinamento para alinhamento de processos administrativos de aquisição 02/05/2022 - 14:28

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenação de Governança em Aquisições (CGOV), realiza nos dias 2 e 3 de maio um treinamento para servidores ligados à área administrativa da pasta. O encontro tem a participação presencial de cerca de 160 servidores de todas as regiões do Estado e é transmitido em tempo real, para possibilitar a participação de todos os colaboradores envolvidos em processos administrativos da instituição. Representantes das 22 regionais de Saúde, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), além de outras unidades do Estado participam do curso.

O objetivo principal é promover capacitação e orientação administrativa para execução de ações de rotina, e ainda apresentar as oportunidades e desafios que serão enfrentados com a aplicação da Lei 14.133/2021, a nova lei de licitações.

“Nosso objetivo é que o processo de compras e contratações sejam ágeis, claros e seguros. Qualificar ainda mais os servidores nesse processo traz benefícios para todos nós. Encontros como esse proporcionam um momento de convivência entre os colaboradores que atuam na Sesa e nas diversas regiões do Estado, sendo um caminho para a troca de informações e experiências”, comentou o secretário César Neves.

Durante os dois dias, estará em pauta também a gestão dos convênios da Sesa, firmados com o setor público e privado. Uma nova ferramenta de gestão estará à disposição dos servidores ligados à área, para maior clareza na informação, para atender a necessidade de controle externo, no acesso à informação.

“O treinamento envolve todas nossas unidades, com o pessoal técnico e especializado de cada uma delas. O processo de compras vem diretamente atender o nosso usuário final, que é o paciente. A aquisição e logística  na distribuição de medicamentos, por exemplo, faz parte da nossa área”, disse o diretor do Fundo Estadual de Saúde, Adriano Márcio Rissati.

GOVERNANÇA – A CGOV foi criada em 2019,e é vinculada à Diretoria Administrativa da Sesa, com o intuito de atuar nos mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão das aquisições. O que se almeja é que as contratações públicas agreguem valor aos serviços e ações, com riscos aceitáveis.

COMPRAS – A Sesa atua na gestão de compras e aquisições de insumos, produtos e serviços para as unidades hospitalares, regionais de saúde, hemobancos, laboratórios, áreas administrativas e também de instituições como o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), por exemplo. Este setor gere a contratação de compras e aquisições de aproximadamente 10 mil itens.

“A Governança das contratações públicas toma outra dimensão com a implementação da nova Lei de Licitações, que se torna de uso obrigatório em 2023. A nova lei traz o instrumento da governança como requisito obrigatório a ser implantado em todos os órgãos públicos”,afirmou o coordenador  da CGOV, Milton Proença Junior.