Sesa realiza evento para destacar importância da doação de leite materno 12/05/2022 - 16:22

Em alusão à Semana Nacional e Paranaense de Doação de Leite Humano, a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná realizará um evento com a temática “A importância do Leite Materno para a Primeira Infância, e a Doação de Leite Humano através da Rede Paranaense de Bancos de Leite Humano”.

O evento acontecerá por meio de transmissão ao vivo, no dia 13 de maio, às 09:00 horas pelo canal do Youtube da Escola de Saúde Pública do Paraná, no link: https://www.youtube.com/espprvirtual.

A importância do aleitamento materno vai muito além da nutrição do bebê, sendo responsável também por benefícios para a mãe e o filho. Crianças que recebem o leite materno adoecem menos, ficam mais protegidas contra diarréias, doenças respiratórias e otites, além de apresentar menos riscos para o desenvolvimento de alergias, hipertensão, obesidade e diabetes ao longo da vida. A prática também favorece o desenvolvimento da cavidade bucal, resultando em dentes mais saudáveis e, consequentemente, menos problemas de mastigação, de fala e respiração.

Quanto à mulher que amamenta, também se nota resultados positivos, como o aumento do vínculo com o bebê, redução do risco de câncer de mama e de sangramento no pós-parto e ajuda na perda de peso pós-gestacional.

“A doação de leite humano é essencial para atender recém-nascidos prematuros, em especial aos de baixo peso, com patologias ou que não podem ser alimentados diretamente pelas próprias mães. É válido destacar que toda mulher lactante saudável é uma doadora potencial de leite humano” afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Os Bancos de Leite Humano são serviços especializados criados para qualificar a assistência neonatal e contribuir para a redução da mortalidade infantil. O processo de coleta e processamento do leite humano se dá com rigoroso controle de qualidade, seguido da distribuição para bebês prematuros e de baixo peso de acordo com as necessidades de cada recém-nascido. Além disso, oferecem também atendimento de orientação, manejo e apoio à amamentação.

Atualmente, o Paraná conta com 14 Bancos de Leite Humano e 17 Postos de Coleta. Em 2021, as unidades do Estado coletaram aproximadamente 23.704 mil litros de leite, beneficiando mais de 14.500 crianças.

Para realizar a doação, a Sesa orienta para que entre em contato com o Banco de Leite Humano ou Posto de Coleta mais próximo de sua residência. É possível encontrar a localização dos Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta do Estado clicando aqui.