Sesa reforça a importância da vacinação contra a poliomielite 20/11/2020 - 14:57

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para as crianças de 12 meses a menores de 5 anos segue em todo estado até o próximo dia 30 de novembro.

A ação de imunização no Paraná começou no dia 28 de setembro, uma semana antes da campanha nacional, se encerraria no dia 30 de outubro, mas teve prazo ampliado até o dia 30 deste mês.

A vacina contra a pólio faz parte do Calendário Nacional de imunização e está incluída na rotina dos postos de saúde, mas é importante que as crianças sejam vacinadas neste momento para que o estado tenha homogeneidade na imunização.

“Uma cobertura vacinal maior e homogênea das crianças neste momento é fundamental. Vivemos a pandemia da Covid-19, com números elevados; mas temos por outro lado as vacinas disponibilizadas pela rede estadual e que protegem contra várias outras doenças, como a pólio, que é a paralisia infantil”, afirmou o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

“Antecipamos o início da campanha no estado e agora estendemos o prazo da campanha para dar mais oportunidade aos pais e responsáveis de levarem as crianças aos postos de vacinação em seus municípios; todos estão abastecidos, com profissionais preparados para receber o público-alvo, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos durante a pandemia”, disse o secretário Beto Preto.

O secretário reforçou ainda que a vacina é a única forma de prevenção contra poliomielite.

A doença é contagiosa, aguda e grave. As sequelas da poliomielite estão relacionadas à infecção da medula e do cérebro pelo poliovírus; as principais são: paralisia de membros inferiores ; problemas e dores nas articulações; paralisia dos músculos da fala e da deglutição, atrofia muscular e osteoporose, entre outros.

O Paraná não registra casos da doença desde 1.986 e o Brasil teve o último caso em 1.989. “Mas, temos o vírus ainda circulando em outras partes do mundo e sabemos que, caso não haja uma cobertura efetiva as crianças, o risco de contaminação é iminente”, disse diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Cobertura – Até o momento, o Paraná atingiu a cobertura vacinal de 74,63% do público que é de 583.962 crianças.

“Precisamos chegar a um índice de 95% para termos a segurança de que as crianças paranaenses estão realmente protegidas, por isso fazemos um apelo aos pais que levem os filhos aos postos para garantirmos a prevenção de todos” explicou a chefe do Programa Estadual de Imunização, Vera Rita da Maia.

“As atividades escolares estão sendo retomadas gradativamente e paralelo ao esquema de prevenção contra a Covid-19, com medidas de higienização das escolas e também as medidas de proteção pessoal como uso de máscaras e de álcool gel nas mãos, é necessário levar as crianças até os postos de saúde para a atualização da caderneta de vacinação. Além da vacina contra a pólio, a rede pública mantém 18 vacinas à disposição e que imunizam contra doenças que também levam ao óbito como a meningite, pneumonia, gripe, sarampo e hepatite”, disse Vera Rita.