Sesa reforça preparo e capacitação de profissionais para o enfrentamento da dengue 10/11/2020 - 16:24

Como parte do Plano Estadual de Enfrentamento à Dengue no período epidemiológico 2020/2021, a Secretaria da Saúde do Paraná vem reforçando a preparação e capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente do combate ao mosquito Aedes aegypti e no atendimento ao usuário da saúde.

Na quarta-feira (11) acontece mais uma webconferência dirigida às equipes que trabalham na Vigilância e na Atenção Primária, com enfoque nas atribuições das equipes de agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias.

A Sesa já realizou outras quatro conferências por vídeo, que contabilizaram 655 conexões em tempo real. O canal Youtube da Sesa aponta ainda que foram registradas mais de 3.400 visualizações do conteúdo.

Nos dias 12, 19 e 26 de novembro e no dia 3 de dezembro, as palestras serão direcionadas a profissionais que atuam no manejo clínico da dengue, na Urgência e Emergência e ambiente hospitalar.

“O objetivo da Sesa é integrar as áreas e as equipes profissionais ampliando a prevenção da doença e o diagnóstico em tempo oportuno”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Previsão – “A chegada do verão e o crescimento da curva de casos suspeitos de dengue redobram a atenção da Saúde contra a dengue”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

No boletim publicado em 4 de novembro de 2019, o Paraná registrava 925 casos de dengue em 121 municípios e não apresentava registros de óbitos. O informe do dia 5 de novembro deste ano, traz 852 casos, em 144 cidades e confirma 5 óbitos pela doença. “Os números projetam a possibilidade de uma nova epidemia no estado e por isso o alerta da Sesa junto a todos os municípios e a sensibilização junto aos profissionais”, disse a diretora.

População – Os índices de infestação apontados pela Vigilância Ambiental da Sesa confirmam que cerca de 90% dos criadouros do mosquito transmissor da dengue estão nos quintais das residências e por isso a importância da participação ativa da população no combate.

“No período de pandemia reduzimos as visitas aos domicílios, mas não interrompemos a atividade. A verificação das equipes de Vigilância acontece nas áreas externas dos domicílios, com a remoção técnica dos focos e a orientação das pessoas”, disse a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte.

A coordenadora destacou que são muitos os exemplos de criadouros encontrados pelas equipes de vigilância. “Chamam nossa atenção os inúmeros criadouros encontrados em reservatórios de água; com a estiagem muita gente está armazenando água em casa e deixando os depósitos descobertos”, destaca a coordenadora.

Ivana Belmonte lembra que o mosquito busca a água para se reproduzir. “O Aedes se prolifera em água limpa ou suja; por isso todo ponto que acumula o líquido deve ser verificado, seja uma simples garrafa destampada ou uma caixa d´água, todo recipiente deve estar devidamente coberto ou tampado para impedir que o mosquito se prolifere”.