Sesa solicita ao MS doses para ampliar vacinação na região de fronteiras 07/07/2021 - 11:20

A Secretaria de Estado da Saúde solicitou ao Ministério da Saúde um lote adicional de vacinas para atender a região de fronteiras no Paraná. Cerca de 90 mil doses foram pedidas para acelerar a imunização nos municípios de Foz do Iguaçu, Barracão, Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste.

O ofício foi entregue ao secretário-executivo do MS, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz, nesta quarta-feira (7), assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Com o alto fluxo e trânsito de pessoas na região fronteiriça com o Paraguai e a Argentina, e a possibilidade de entrada de novas variantes do coronavírus, a Sesa entende a importância de ampliar a vacinação nestas localidades.

"Levamos este pedido ao Ministério da Saúde na perspectiva de auxiliar na imunização da região de fronteira, justamente pela circulação de pessoas de outros países que entram também no Paraná e das novas cepas. É um pleito do município de Foz do Iguaçu, que estamos dando encaminhamento no Ministério da Saúde", destacou Beto Preto.

O diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Júnior, e o chefe de gabinete, César Neves, acompanharam a reunião, juntamente com o prefeito Chico Brasileiro, de Foz do Iguaçu, em Brasília.
"A Sesa está vigilante ao acesso da fronteira e por isso mesmo estamos aqui, por orientação do secretário Beto Preto, para intensificarmos este trabalho da imunização, que já vem atingindo números expressivos no Paraná", afirmou o diretor-geral.

O Estado apresentou um pedido para que as vacinas direcionadas para os municípios sejam consideradas já nos próximos lotes. "Este pedido é muito importante. O Ministério sinaliza com novas entregas de doses que podem contemplar este cenário", explicou Neves.

De acordo com o Ministério da Saúde, o assunto das fronteiras vai ganhar um olhar diferenciado pela pasta e já está sendo solicitado um levantamento da realidade regional, com a regularidade e maior previsibilidade de entregas de vacinas aos Estados .

"O ministro Queiroga está sensível e tem avaliado o assunto. Vamos solicitar um levantamento deste cinturão sanitário das fronteiras secas para trabalharmos um cronograma de distribuição", explicou o secretário-executivo do Ministério da Saúde.

Segundo o prefeito de Foz do Iguaçu, um levantamento feito pelo Consulado do Paraguai indica que pelo menos 98 mil brasileiros moram no país vizinho. "Há um grande contingente de pessoas e por isso temos que olhar de forma diferenciada neste assunto. Importante este apoio da Secretaria de Estado da Saúde nas tratativas", ressaltou.