Beto Preto apresenta panorama da Saúde para prefeitos do Norte Pioneiro 02/02/2021 - 12:03

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou aos mais de 20 prefeitos do Norte Pioneiro na manhã desta terça-feira (2) para que a estratégia da vacinação contra a Covid-19 seja intensificada. Além do panorama geral sobre as políticas públicas e os programas em execução pelo Governo, especialmente com regionalização da saúde, o objetivo é orientar os novos gestores sobre algumas ações da Sesa.

“Recebemos vacinas e precisamos fazer com que as doses cheguem à população, aos grupos desenhados no Programa Nacional e no Plano Estadual de Vacinação. É fundamental que os grupos prioritários estejam atendidos nas metas estabelecidas”, ressaltou Beto Preto.

O Planejamento Regional Integrado (PRI), que estabelece as diretrizes de saúde no Paraná por inteiro, também foi enfatizada pelo secretário. Ele destacou que por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, o objetivo é pemitir que as estruturas de saúde estejam perto da casa das pessoas.

“O nosso trabalho tem sido de forma a reduzir distâncias. Estamos em pandemia, mas os serviços de saúde não param. E o governador nos deu esta missão, de levar para o interior a possibilidade de um atendimento humanizado, que as pessoas não tenham que se deslocar 500 quilômetros para fazer um simples procedimento, que poderia ser feito na sua cidade ou perto da sua casa”.

A implantação dos Ambulatórios Médico de Especialidades (AME), pelo Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (QualiCis), cujo investimento será de mais de R$ 100 milhões, para a construção de oito unidades, sendo a primeira em Jacarezinho, com diversas especialidades.

“Os consórcios são instrumentos agregadores na gestão da saúde. E a lógica dos ambulatórios permite essa concentração de esforços para potencializar os serviços. A proposta é levar para as regiões no Estado estas estruturas, e Jacarezinho, no Norte Pioneiro, já lançamos esta obra”.

A reunião foi promovida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Guto Civil, com parte da estratégia de interlocução entre as gestões municipais e o Governo do Estado, para a definição de metas e ações regionais de diversas secretárias.