CRM manifesta apoio às ações adotadas pela Sesa no enfrentamento à Covid-19 24/07/2020 - 18:11

As ações da Secretaria de Estado da Saúde e um balanço da visita do ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello ao Paraná foram apresentadas numa reunião por videoconferência com o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) nesta sexta-feira (24), que manifestou apoio às ações executadas pelo Governo do Estado no enfrentamento ao coronavírus.

O secretário Beto Preto relatou ainda a situação de uma possível falta de medicamentos para pacientes que precisam ser entubados nas UTIs paranaenses.

“Fizemos uma compra emergencial de medicamentos, mas estamos passando por uma situação muito delicada, o uso desses sedativos nos últimos tempos subiu 500%, comparado ao que estávamos acostumados”, disse Beto Preto.

Segundo ele, o representante do Ministério da Saúde garantiu o envio de medicação, equipamentos e habilitação de leitos. “Ontem o general Pazuello nos garantiu que devemos receber também um quantitativo de medicamentos para entubação nos próximos dias, comprados pelo Governo Federal em caráter emergencial, para que possamos suprir a demanda atual, enquanto aguardamos um novo envio”.

Beto Preto também informou aos presentes que assinou nesta sexta-feira (24), uma resolução da secretaria para a suspensão imediata de cirurgias eletivas, a fim de diminuir o consumo de medicamentos e realocar estes insumos para o tratamento de Covid-19.

APOIO – Roberto Issamu Yosida, presidente do CRM manifestou o apoio do Conselho às medidas tomadas pelo Governo do Estado. “Apoiamos as medidas que as autoridades sanitárias do Paraná tomaram com relação à pandemia. O Conselho apoiará esta resolução das cirurgias eletivas e reforçamos a necessidade de envio dos recursos para os hospitais e portas-de-entrada”, afirmou.

Luiz Ernesto Pujol, secretário-geral do CRM, agradeceu elogiou as ações adotadas pelas Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. “Meus parabéns a vocês, eu espero que as coisas melhorem e deposito em vocês a esperança de que tenhamos dias melhores. Contem com o Conselho, nós temos realizado capacitação e treinamento de profissionais e estamos à disposição no que precisarem”.

PARTICIPAÇÕES – Participaram da reunião, representantes do CRM, a secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, o assessor especial do gabinete da Sesa, César Neves, e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Acácia Nasr.

CRM manifesta apoio às ações adotadas pela Sesa no enfrentamento à Covid-19