Estado confirma mais 207 novos casos de dengue 24/01/2023 - 18:14

De acordo com o boletim epidemiológico nº 22, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (24), o Paraná registra 207 novos casos de dengue, com 2.642 confirmações e 37.099 casos notificados. Os dados são referentes ao período sazonal da dengue, iniciado em 31 de julho de 2022. Os casos confirmados estão distribuídos por 225 municípios, há ainda em investigação 6.412 casos.

O informe não traz novos óbitos confirmados, o Estado permanece com três mortes registradas neste período. Dos casos confirmados 45 casos apresentaram dengue com sinais alarme e três dengue grave.   

EVOLUÇÃO DENGUE - A dengue com sinais alarme é caracterizada por sintomas de maior complexidade. No período de redução da febre o paciente pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: dor abdominal intensa, vômitos persistentes, hipotensão e sangramento de mucosa.  

Já a grave, pode ocorrer hemorragia e choque (situação de emergência decorrente da perda de grande quantidade de líquidos e sangue).

“O Governo do Paraná segue em alerta e mobilizado contra a dengue, mas além dos nossos esforços, é muito importante o apoio permanente da população para a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor das doenças; cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti estão em ambiente domiciliar, por isso observem seus quintais, fiquem atentos à água parada nos recipientes e a outros potenciais criadouros ”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão de zika e chikungunya. Durante este período não houve registro de casos de zika e quatro casos de febre chikungunya foram confirmados, todos importados.

Confira o boletim completo AQUI