Paraná é referência internacional em ações de controle da resistência antimicrobiana 24/03/2023 - 17:39

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou nesta sexta-feira (24) para a coordenadora-geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) do Ministério da Saúde, Helena Cristina Ferreira Franz, as ações realizadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) no controle de resistência antimicrobiana – um dos maiores problemas de saúde no mundo, pois põe em risco a eficácia da prevenção e do tratamento de um número cada vez maior de infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas..

O Lacen/PR foi o primeiro laboratório a ser visitado pela atual coordenadora da CGLAB, já que é referência nacional para o Projeto de Vigilância da Resistência do Ministério da Saúde. É o laboratório coordenador no país, que recebe financiamento dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention – CDC) dos Estados Unidos, para promover estudos com outros dez Lacens e 25 hospitais sentinelas visando criar uma rede nacional de monitoramento. Essa rede irá subsidiar uma rede global do CDC para combater a resistência antimicrobiana.

“Para nós é muito importante essa visita da coordenadora, principalmente porque ressalta esse excelente trabalho feito pelo Lacen do nosso Estado. O combate à resistência antimicrobiana é um problema grave de saúde pública e identificar isso com rapidez pode salvar muitas vidas” afirmou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes. As ações do Lacen já foram destaque na série do Governo do Estado, realizada pela Agência Estadual de Notícias, “Paraná, o Brasil que dá certo”.

Receberam recursos do mesmo fundo de financiamento do CDC, para combate global da resistência, autoridades referenciadas em saúde pública, como por exemplo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAs), Sociedade Americana de Microbiologia (American Society for Microbiology – ASM) e Universidade de Oxford.

Ainda nesta semana, o CDC divulgou uma nota técnica com foco nas ações no Brasil, destacando o trabalho realizado pelo Lacen/PR. “Apresentamos algumas ações de vigilância realizadas pelo nosso Lacen para combater a resistência antimicrobiana, almejar novas parcerias com o governo federal e também expandir o trabalho realizado no Estado para outras unidades da federação”, disse o secretário estadual da Saúde, César Neves.

O objetivo do projeto realizado pelo Lacen/PR, em parceria com o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é detectar bactérias e fungos multirresistentes em hospitais e unidades de saúde em um curto período de tempo, possibilitando ações mais rápidas e efetivas no tratamento de pacientes.

Participaram da reunião a diretora do Lacen/PR, Célia Fagundez da Cruz; a Chefe da Divisão de Laboratórios de Epidemiologia e Controle de Doenças do Lacen/PR, Irina Nastassja Riediger; o Microbiologista do Lacen/PR, Marcelo Pillonetto, Coordenador do Projeto em parceria com o CDC e a responsável pela coordenação de Vigilância Sanitária da Sesa, Jaqueline Shinnae Justi.