Profissionais debatem avanços na Assistência Farmacêutica durante encontro macrorregional em Curitiba 15/07/2025 - 12:52
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou, nesta terça-feira (15), o Encontro Macrorregional de Assistência Farmacêutica. O evento teve como objetivo apresentar e debater os principais temas ligados à Assistência Farmacêutica (AF) no Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque para as iniciativas desenvolvidas pelos municípios e pelas Regionais de Saúde.
O evento, que reuniu farmacêuticos que atuam na rede pública estadual e municipal participaram, abordou temas como os diferentes componentes da AF – básico, estratégico e especializado –, o funcionamento da Coordenação Estadual, o papel do Centro de Medicamentos do Paraná (CEMEPAR) e o incentivo estadual para a organização local da assistência. Os participantes também compartilharam experiências exitosas e debateram questões como demandas judiciais de medicamentos.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da estrutura organizada para garantir o acesso ao tratamento. “Hoje temos uma rede formada pela Coordenação de Assistência Farmacêutica, pelo CEMEPAR e pelas farmácias e centrais de abastecimento nas Regionais de Saúde, o que permite que o medicamento chegue até quem mais precisa, próximo da sua casa”, afirmou.
Somente em 2024, o CEMEPAR distribuiu pouco mais de R$ 2 bilhões em medicamentos para os usuários do SUS no Paraná. Outro destaque é a compra centralizada de medicamentos básicos realizada pelo Consórcio Paraná Saúde (CIPS), responsável pela aquisição de aproximadamente 1,67 bilhão de unidades neste ano.
Beto Preto também ressaltou a relevância da descentralização na dispensação de medicamentos especializados e estratégicos, para que os pacientes possam retirar os produtos no próprio município onde vivem, reduzindo deslocamentos.
“Garantir o acesso ao tratamento é uma prioridade. Para isso, além da compra e distribuição, o Estado destina recursos diretamente aos municípios, como o Incentivo à Organização da Assistência Farmacêutica (IOAF), que ajuda na estruturação local da assistência”, explicou.