Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 25/08/2020 - 10:13

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Linha de Cuidado de Saúde da Pessoa com Deficiência, atua como promotora de ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação de cidadãos paranaenses. Entre as várias ações e atividades que a Sesa trabalha, estão as diversas estratégias relacionadas à deficiência intelectual como o cadastro de pessoas autistas, que possibilita atendimento diferenciado e recebimento de medicamentos específicos; a educação permanente dos profissionais que trabalham com a reabilitação intelectual, visando que o paciente receba o atendimento cuidadoso e humanizado necessário à sua condição; e o repasse de incentivo financeiro para custeio de serviços ambulatoriais da média complexidade em Reabilitação Intelectual para as Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no Paraná.

A diretora de Atenção e Vigilância Epidemiológica, Maria Goretti Lopes, afirma que a Sesa atua em parceria com as organizações. “Apoiamos as instituições que prestam serviços às pessoas com deficiência intelectual e múltipla para que os pacientes sejam tratados com respeito, atenção e dignidade necessários para o seu desenvolvimento.”

SEMANA DE VALORIZAÇÃO - Instituída pela Lei Federal nº 13.585 de 2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, tem como tema nacional “Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social”.

A deficiência intelectual é o estado de desenvolvimento incompleto ou estagnado, resultando em dificuldades no processo de aprendizagem, de entendimento, nos aspectos da memória e no uso de recursos aprendidos frente a situações do cotidiano. Como exemplo tem-se a Síndrome de Down ou Trissomia do 21, paralisia cerebral e transtorno do espectro autista (TEA). Já a deficiência múltipla é quando há duas deficiências ou mais simultaneamente, sejam elas intelectuais, físicas ou ambas combinadas.

Segundo dado estimado do IBGE, do censo de 2010, o Paraná tem 143.376 pessoas com algum tipo de deficiência intelectual.

VIDEOCONFERÊNCIAS APAE - A Federação das Apae’s realizará videoconferências sobre o tema: “Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social”. Acesse a programação e acompanhe as reuniões pelo link http://apaepr.org.br/pagina/semana-nacional-da-pessoa-com-deficiencia-2020.