Sesa participa de audiência pública sobre o Outubro Rosa
17/10/2019 - 17:40

aud
A Secretaria de Saúde do Paraná, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, participou nesta quinta-feira (17) da Audiência Pública na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) com o tema “Outubro Rosa – A importância do Diagnostico Precoce Para Vencer o Câncer”. Na ocasião, que teve a iniciativa dos vereadores Bruno Pessuti e Fabiane Rosa, foi apresentado ao público as ações desenvolvidas pelo Estado em relação ao diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama.

Acácia Nasr, coordenadora de vigilância epidemiológica da Sesa, que representou o secretário de Saúde Beto Preto, palestrou sobre o tema mostrando dados e também falou sobre o evento Paraná Rosa, que vem sendo realizado em diversos municípios do Estado. “O Paraná trabalha a promoção e prevenção à saúde da população e das mulheres o ano todo, mas o Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama e estimula a participação de toda a população, empresas e instituições públicas.”

Para Bruno Pessuti a iniciativa dessa audiência pública com várias palestras de especialistas, é essencial para reforçar a conscientização. “É importante falar sobre o diagnóstico precoce e fazer com que as pessoas, principalmente as mulheres, participem de palestras como estas para entender cada vez mais as prevenções e os diagnósticos que podem ser feitos para ajudar a salvar vidas, a informação e a prevenção são as principais armas na luta contra o câncer de mama.” Disse o vereador.

Fabiane Rosa, enfatizou que "precisamos conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama. A prevenção é a única forma de salvar vidas. Na correria do dia a dia nós nos perdemos de nós mesmas, deixamos de cuidar do nosso próprio corpo. Precisamos nos conhecer, nos amar e nos cuidar".

Ao final das palestras, Viviane Dias, professora de educação física, de 36 anos, contou como foi descobrir o câncer de mama e falou sobre como o diagnóstico precoce foi importante na luta contra a doença. “Descobri o câncer de mama por acaso, ao realizar exames para poder engravidar, era um nódulo tão pequeno que era imperceptível ao exame de toque, foi um choque descobrir, mas ter o diagnóstico precoce salvou a minha vida e foi de extrema importância para o sucesso do meu tratamento.”

Ela ainda alertou sobre o medo que as mulheres tem de realizar o exame e descobrir o câncer, “ esse é um pensamento tão perigoso porque quanto antes é descoberta a doença melhores são as chances de sucesso no tratamento e na cura.” Finalizou Viviane.

DADOS NO PARANÁ - Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) em 2018 o Brasil registrou 59.700 novos casos de câncer de mama. No Paraná foram 3.730 casos. Até o mês de junho deste ano, o Estado realizou 144.409 mamografias. Já os exames preventivos de colo de útero foram 295.676. Para oferecer os testes, o Paraná conta com 179 mamógrafos SUS distribuídos nas 22 Regionais de Saúde. Em 2018 o número de óbitos em decorrência da doença alcançou 1.012 mulheres no Paraná.

OUTUBRO ROSA – O Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama que surgiu em 1997, nos Estados Unidos, e foi instituído no Paraná por meio da lei nº 16.935/2011. O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas em relação à prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença.

PARANÁ ROSA – O Paraná Rosa é uma campanha que está percorrendo o Paraná, a meta é alcançar cerca de 3 milhões de mulheres de todo Estado. O evento promove ações de incentivo e cuidados com a saúde da mulher. São ofertadas a coleta de exames de colo de útero, agendamentos de mamografia, testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis, vacinas e diversas atividades, como palestras de profissionais das áreas de saúde, nutrição e educação física. O objetivo é promover a autoestima da mulher, conscientizar sobre a importância de levar uma vida saudável e priorizar o diagnostico precoce da doença.

PRESENÇAS - Participaram também do evento alusivo ao outubro rosa o Coordenador do Programa Mãe Curitibana Vale a Vida, da Secretaria Municipal de Saúde, Edvin Javier Boza Jimenez; a Dra. Karina Utrabo Prosdócimo, médica do Programa Saúde da Mulher; Roberta Freire, Preseidente das Mulheres de Negócios; Cristiane Basso Spadoni, médica Radiologista; Ana Carolina Chociai, cirurgiã plástica especialista em reconstrução mamaria; Jan Pawel Andrade Pachnicki, mastologista e Presidente da associação de Obstetrícia e Ginecologia do Paraná; Viviane dos santos, professora que teve o câncer de mama e profissionais, pacientes e especialistas da área.

Participe do Paraná Rosa, entre no site: www.paranarosa.pr.gov.br e confira a programação.

Últimas Notícias