Mãos Limpas - Paciente Seguro

Logo Mãos Limpas

A higienização das mãos é uma medida básica para redução das infecções relacionadas à assistência a saúde. Embora seja uma ação simples e de baixo custo, a não adesão a essa prática entre os profissionais de saúde ainda é um problema em todo o mundo.
O primeiro Desafio Global pela Segurança do Paciente, proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como lema “Uma Assistência Limpa é uma Assistência mais Segura”, sendo uma das ações direcionadas ao aumento da adesão à higiene das mãos. Esse desafio conta com o comprometimento de vários países do mundo, com a inclusão do Brasil em 2007.
Diretrizes da OMS foram desenvolvidas para encorajar os profissionais de saúde a higienizar as mãos nos momentos certos, através da implantação de uma estratégia multimodal. O objetivo desta estratégia é reduzir a disseminação de microorganismos, e como consequência, reduzir as infecções relacionadas à assistência à saúde.

 

 

Reconhecendo a importância desta estratégia, o Centro de Vigilância Sanitária, por meio da Divisão de Serviços de Saúde, lançou no dia 04 de outubro o Projeto Mãos Limpas, Paciente Seguro.
O Projeto consiste na implantação da estratégia multimodal da OMS adaptada para o estado do Paraná, tendo como público alvo todos os serviços hospitalares, independentemente do número de leitos ou complexidade.

A adesão ao projeto é voluntária e o hospital deverá implantar os componentes propostos, em no mínimo uma das suas unidades hospitalares.

Conheça os hospitais que participam do projeto.

 

Contato