PlanificaSUS Paraná na pandemia da COVID-19

Em meio à pandemia da COVID-19, foi realizada a etapa de contingência, ofertada pelo Hospital Albert Einstein, com os nove (9) municípios do Projeto Piloto da 4ª Região de Saúde do Paraná. A etapa ocorreu em três ciclos de formação, nos quais foram abordados a organização dos macroprocessos da Atenção Primária a Saúde (APS) e as funções da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), voltadas para a organização dos fluxos de acesso e assistenciais, considerando as medidas de contingência para a COVID-19, o acompanhamento de usuários com condições crônicas, conforme às linhas de cuidado prioritárias, e na APS também foi considerado o processo de vacinação durante a pandemia.

As viagens ao território foram suspensas e, com isso, o cronograma de capacitações precisou ser alterado para o modelo online. Nos meses de maio a setembro, foram realizadas as etapas 4.3 e 4.4, na Atenção Primária e Atenção Ambulatorial Especializada (AAE).

 

Documentos COVID-19 - PlanificaSUS  Acesse

 


 

Implantação do Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia COVID-19 na Rede de Atenção à Saúde no Paraná

 

O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) preocupados com o impacto da pandemia na atenção as demais situações de saúde, especialmente às condições crônicas, produziu o Guia Orientador.

A Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS/PR) aderiram à proposta como instrumento para fortalecer a Rede de Atenção à Saúde (RAS). Com foco na reorganização dos fluxos e modalidades de atendimento, levando em consideração as exigências de distanciamento físico e medidas de segurança do usuário e do profissional. Buscando garantir a continuidade do cuidado e o acompanhamento longitudinal, tão necessários para a estabilização clínica dos usuários, além do atendimento dos casos suspeitos, bem como o monitoramento de contatos, conforme as organizações locorregionais já existentes.

Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde.

Busca reforçar as ações de saúde para as outras condições além da Covid-19, tendo em vista que a mobilização do setor saúde frente a pandemia tende a desorganizar o sistema. O desafio é garantir o cuidado a partir da dinâmica imposta pela realidade pandêmica, respondendo às situações de saúde já existentes e aquelas que se apresentam a cada dia.

 

Linha do tempo

 

Ações

 

Fluxograma ações

 

Foi constituído um Grupo na SESA central, integrando servidores recém concursados e outros com mais experiência, para apoiar as referências indicadas pelos Diretores de cada RS. Foram constituídos ou integrados em outros já existentes, os grupos condutores regionais, o que auxiliou na divulgação de documentos técnicos, levantamento de fragilidades, discussão de estratégias para o enfrentamento das necessidades, fortalecendo o papel das regionais de saúde junto aos municípios.

 


 

Resultados

 

Desde o início da pandemia, os municípios com apoio das regionais de saúde redefiniram a RAS e mudaram fluxos conforme o contexto epidemiológico, considerando as Notas Orientativas da SESA e demais documentos norteadores.

O Guia Orientador representou também um instrumento norteador na reorganização dos pontos de atenção à saúde, apoiando gestores e trabalhadores de saúde para enfrentamento da Covid-19 e garantia do cuidado diante das demais necessidades de saúde da população.

Ainda assim, o processo de implementação do Guia Orientador foi um grande desafio, em parte minimizado pelo envolvimento das Regionais de Saúde e dos apoiadores do COSEMS/PR, sendo essencial para a sua efetivação.

Avanços ocorreram, mas não de forma linear em todo o estado. A participação, o envolvimento e o comprometimento dos integrantes dos grupos possibilitaram:

  • União e ampliação de saberes dos profissionais de várias áreas técnicas;
  • Crescimento individual e coletivo;
  • Oportunidade de integração;
  • Construção coletiva;
  • Ampliação do diálogo permanente com as regionais de saúde, considerando a diversidade operativa, o respeito às diferenças locorregionais e de porte de municípios favorecendo a organização do sistema de saúde no estado;
  • Revisão dos processos de trabalho com novas práticas para manter o cuidado e a assistência à saúde das pessoas;
  • Elaboração de instrumento de monitoramento;
  • Conhecimento e identificação das fragilidades e potencialidades dos municípios por meio do preenchimento do painel de bordo e check list da RUE;
  • Educação em serviço, principalmente por meio da integração dos servidores que ingressaram em 2020 nos processos de trabalho já desenvolvidos pelas áreas técnicas.

 

COREN PREMIA 2020 – Edição Especial


Em novembro de 2020, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná foi premiada no evento promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PR) pela atuação das equipes técnicas no enfrentamento à pandemia. Na Categoria Reconhecimento, a Sesa recebeu o certificado do Coren Premia 2020 – Edição Especial, em homenagem a atuação dos profissionais da Atenção Primária do Estado, e também foi reconhecido o trabalho frente à pandemia do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública, representado pela Diretora de Atenção e Vigilância em Saúde Maria Goretti David Lopes, coordenadora do COE. Os apoiadores às regionais de saúde da Sesa receberam o certificado de reconhecimento do Coren Premia 2020, pelo apoio realizado às equipes de saúde do estado do Paraná por meio das discussões do Guia Orientador para Implementação da RAS.

Coren

 

Coren Premia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: COREN PARANÁ

 

7ª MOSTRA PARANAENSE DE PESQUISAS E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE - INESCO
“A SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS”

 

O relato de experiência “Guia Orientador para o Enfrentamento da pandemia Covid-19: relato de experiência de implementação da Rede de Atenção à Saúde (RAS)” submetido à 7a Mostra Paranaense de Pesquisas e Relatos de Experiência da Inesco (de 9 a 10 de julho de 2021) foi um dos trabalhos selecionados no eixo Políticas Públicas, Gestão e Avaliação na Saúde para a exposição virtual (formato de vídeo assíncrono). O relato de experiência das áreas técnicas da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde concorreu com aproximadamente 420 trabalhos de pesquisa científica e de relatos de experiências exitosas inscritos no evento, totalizando aproximadamente 1.200 autores que submeteram à avaliação da comissão científica. Visualize o vídeo submetido abaixo: 

Ainda nesse evento, dentre os 420 trabalhos inscritos, o relato da Sesa foi selecionado para o 6º Prêmio Inova Saúde Paraná, e classificado entre os 67 trabalhos ganhadores.

 

Mostra Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde em Tempos de Pandemia, realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) com a participação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) de 30/11 a 02/12/2021

 

O objetivo do evento promovido pelo Conass foi incentivar e premiar as experiências em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no âmbito do SUS para o enfrentamento da pandemia da COVID-19, implementadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde (SES) no período de março de 2020 a junho de 2021. A Sesa, por meio da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde submeteu o relato de experiência “GUIA ORIENTADOR PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA COVID-19: INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE E IMPLEMENTAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE”, que foi selecionado no eixo Ações de Educação Permanente em Saúde no enfrentamento à pandemia da COVID-19, na modalidade vídeo assíncrono, e constituirá parte da publicação que será promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde - Conass. As experiências foram selecionadas considerando relevância, aplicabilidade, diretrizes do SUS, originalidade e resultados alcançados.

Veja o vídeo resumo abaixo: 

 


 

Continuidade das Ações

 

A expectativa é fortalecer e ampliar a dinâmica e articulação locorregional por meio do Grupo Condutor Regional, efetivando o processo de governança nos territórios, o que resultará em tomadas de decisões que impactarão em mudanças nos processos de trabalho, e principalmente na qualidade do atendimento à população do Paraná.

 

4ª edição do Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia na Rede de Atenção à Saúde (Abril/2021)

 


 

Contato

 

Maria Goretti David Lopes

Elaine Cristina Vieira

Sidneya Marques Svierdsovski

Rejane Teixeira Tabuti

E-mail: sidneyamarques@sesa.pr.gov.br

E-mail: rejaneteixeira@sesa.pr.gov.br