Promoção de Cultura da Paz e Ações Intersetoriais

As violências e os acidentes são um problema social complexo de grandes dimensões, atingem e afetam todas as pessoas, sociedade e culturas. Causa adoecimento, perdas e mortes, e manifesta-se através de ações praticadas por indivíduos, grupos, classes e nações, provocando danos físicos, emocionais, a si próprio ou a outros. Apresenta-se como transversal a todos os níveis de atenção à saúde e está presente em todas as fases do ciclo de vida, exige um trabalho intersetorial e articulado entre as diversas políticas públicas e a sociedade para seu enfrentamento.

A partir de um olhar integral e amplo, que considera o indivíduo, a coletividade, a sociedade e o planeta em sua totalidade, a saúde pode ser compreendida como uma manifestação da cultura de paz. E a prevenção de violências e acidentes apresenta-se como uma das estratégias de promoção da saúde, que busca atuar sobre os fatores de risco e de proteção, promovendo ambientes e entornos seguros e saudáveis, bem como comportamentos e hábitos saudáveis por parte da população.

Nesse contexto, a Divisão de Promoção da Cultura de Paz e Ações Intersetoriais é responsável, em âmbito estadual, pelo planejamento, coordenação, implantação e implementação de políticas públicas de saúde para a redução da morbimortalidade por violências e acidentes, através da descentralização das ações, por meio das 22 Regionais de Saúde e seus municípios de abrangência. Tendo como uma das principais estratégias a articulação intra e intersetorial e a participação em espaços colegiados de discussão técnica para a promoção da cultura de paz, prevenção de violências e acidentes e atenção às pessoas em situação de violência.

Apresentações:

Publicações:

Dados Epidemiológicos:

 
Atenção às Pessoas em Situação de Violência

A atenção às pessoas em situação de violência tem como objetivo a preservação da vida, a oferta da atenção integral em saúde e o fomento do cuidado em rede e integra no âmbito do SUS as redes intersetoriais de enfrentamento da violência. O Estado do Paraná dispõe de Serviços de Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Referência e Ambulatorial) para o atendimento integral, humanizado e em tempo oportuno.

 
Legislações/Portarias/Resoluções/Deliberações
 
Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA)

A vigilância das violências (Interpessoal e Autoprovocada) e acidentes (trânsito, quedas, queimaduras, dentre outros) tem o propósito de conhecer a magnitude e a gravidade do problema, por meio da produção, análise e difusão de informações epidemiológicas, para a elaboração de políticas públicas e organização dos serviços e fluxos, construção de estratégias de intervenção com foco na prevenção, atenção e proteção às pessoas em situação de violência.

Links:
    • https://www.saude.gov.br/vigilancia-em-saude/vigilancia-de-violencias-e-acidentes-viva
    • https://www.saude.gov.br/vigilancia-em-saude/vigilancia-de-violencias-e-acidentes-viva/vigilancia-de-violencias/viva-inquerito

 
Programa Vida no Trânsito Paraná (PVT/PR)

A promoção de ambientes seguros, saudáveis e sustentáveis, pautados na mobilidade humana, na produção do cuidado e no trânsito seguro tem o objetivo de garantir a redução de morbimortalidade e, consequentemente, a paz no trânsito.

O Programa Nacional Vida no Trânsito, coordenado pelo Ministério da Saúde juntamente com a Organização Pan-americana de Saúde e apoiado por parceiros nacionais e internacionais, é uma iniciativa voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020. Tem seu foco na redução das mortes e lesões graves no trânsito a partir da qualificação da informação, de ações planejadas, desenvolvidas e executadas intersetorialmente e na ênfase em dois fatores de risco: direção sob efeito de bebida alcoólica e velocidades incompatíveis, além de outros, a depender das particularidades locais.

A coordenação da Comissão Estadual do PVT/PR é compartilhada entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Departamento de Trânsito do Paraná. A composição da Comissão é interinstitucional e multiprofissional, tem caráter ético, técnico, científico, educativo e de assessoria, e visa a redução de mortes e lesões no trânsito. O Paraná conta com 12 municípios que aderiram e executam o PVT são eles: Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Toledo. Desta forma o Estado contribui para o avanço na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e reforça o compromisso do Paraná com a Agenda 2030 da ONU.

Links:
    • https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/acidentes-e-violencias/41896-projeto-vida-no-transito
    • http://www.educacaotransito.pr.gov.br/
    • https://www.redepvtparana.org/home
    • http://www.conciclo.pr.gov.br/
    • http://www.saudetransito.pr.gov.br/

 
Manuais Instrutivos/Formulários
 
Núcleo Intersetorial de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde e Cultura da Paz (Núcleo da Paz)

Núcleo Estadual Intersetorial de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde e da Cultura da Paz (Núcleo da Paz), foi instituído pelo Decreto Estadual nº 11.042, de 14 de maio de 2014, é composto por diferentes Secretarias de Estado e conselhos de políticas públicas, além de instituições convidadas, e tem como objetivos: articular as políticas públicas intersetoriais para a prevenção das diferentes formas violências e promoção de uma cultura de paz; promover a qualificação da gestão com indicadores epidemiológicos e análise da situação de saúde relativa às violências; apoiar e monitorar o funcionamento dos Núcleos de Violências e Promoção da Saúde (NPVPS) nos municípios; e fortalecer a prevenção e a vigilância das violências e a promoção da saúde e da cultura de paz.

Links:
    • http://189.28.128.99/redevivapaz/

 
Contatos

Promoção da Cultura da Paz e Ações Intersetoriais

Adriana Gomes Pinto

Carla Konieczniak Aguiar

Merari Gomes de Souza

Tatiana Gomara Neves

Telefones: (41) 3330-4298
Telefones: (41) 3330-4546
Telefones: (41) 3330-4566

E-mail: promocaodapaz@sesa.pr.gov.br

 

Programa Vida no Trânsito

E-mail: vidanotransitoparana@sesa.pr.gov.br

 

Núcleo da Paz

E-mail: nucleodapaz@sesa.pr.gov.br