Serviço de Verificação do Óbito
A Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito (RNSVO) é composta pelos Serviços de Verificação de Óbito e Esclarecimento da Causa Mortis (SVO) instituídos nos municípios, estados e no Distrito Federal. Tem como principal finalidade promover a qualificação e a melhoria dos dados sobre o esclarecimento da causa mortis de todos os óbitos sem elucidação diagnóstica, nos casos de morte natural com ou sem assistência médica e subsidiar a definição e implementação de políticas de saúde. O SVO deve priorizar o esclarecimento da causa mortes de casos de interesse da vigilância epidemiológica e óbitos suspeitos de causa de notificação compulsória ou de agravo inusitado à saúde.
O Paraná encontra-se em um processo de formação da Rede Estadual de SVO, sendo uma unidade sob gestão da SESA, situada no município de Cascavel, que abrange quatro regiões de saúde (7ªRS, 8ªRS, 10ªRS, 20ªRS), e um serviço de gestão municipal com abrangência regional (9ªRS) no município de Foz do Iguaçu.
Esta Rede está se ampliando com o processo de implantação do SVO Metropolitano (2ªRS) que atenderá 29 municípios, incluindo Curitiba, por meio da parceria com a Polícia Científica do Paraná (SESA/SESP Resolução nº 025/2022). Tal condição requer um planejamento de execução para a criação da Rede Estadual de SVO, propiciando as condições necessárias de estruturação, funcionamento, custeio e monitoramento por meio de controle de indicadores de processo, de qualidade e de resultados.
Acesse as seções clicando nos botões abaixo:
Manuais e Materiais de Apoio Legislação Links Importantes Dados Epidemiológicos