Ação sensibiliza população sobre a importância de uma alimentação saudável e sustentável 16/10/2025 - 17:30

Em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, integrantes da Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Cainsan-PR), da qual a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) faz parte, participaram nesta quinta-feira (16) na Boca Maldita em Curitiba de uma ação de sensibilização da população sobre a importância de uma alimentação saudável e sustentável. A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, IDR-Paraná, Adapar e Ceasa, Fundepar, Sanepar também estiveram presentes.

Celebrado em 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação tem uma relação direta e profunda com a saúde, individual e coletiva. Criada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), o objetivo da data é promover a consciência global sobre a importância de uma alimentação adequada, segura e sustentável. Ao defender o direito humano à alimentação e a construção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, o Dia Mundial da Alimentação também reforça que alimentação é um determinante e condicionante da saúde.

O tema utilizado pela FAO em 2025 “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor” reforça a necessidade de ações conjuntas entre governos, profissionais de saúde, agricultores, escolas e cidadãos, para garantir que todos tenham acesso a alimentos saudáveis, diversificados e sustentáveis.

“A promoção da alimentação saudável e sustentável é de fundamental importância para a saúde, longevidade e bem-estar da população, pois impacta diretamente na qualidade de vida mantendo um corpo saudável e evitando doenças”, destacou o secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves.

Ações de Segurança Alimentar e Nutricional - Na Sesa, as ações de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) envolvem a Divisão de Vigilância Sanitária de Alimentos, a Divisão de Vigilância e Saneamento Ambiental e a Divisão de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física.
A Vigilância Sanitária de Alimentos é responsável pela fiscalização da produção, transporte e comercialização de alimentos, assegurando boas práticas e controle de riscos à saúde. Entre suas atribuições, estão o monitoramento de produtos de origem animal e vegetal, o controle de resíduos de agrotóxicos e a verificação da qualidade de alimentos distribuídos em programas estaduais, como o Leite das Crianças, além da publicação de normas técnicas.

Vigilância em Saúde Ambiental - A Vigilância em Saúde Ambiental, por meio do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), monitora a qualidade da água, prevenindo riscos à saúde. O programa também se concentra no monitoramento de agrotóxicos, priorizando áreas com maior risco de contaminação e promovendo ações preventivas e corretivas. Em situações de seca e estiagem, assegura o acesso à água de qualidade, monitorando soluções alternativas.

Divisão de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física - À Divisão de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física cabe contribuir para melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde da população paranaense, com base na Política Nacional de Alimentação e Nutrição, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição. Nesse sentido, diversos programas e estratégias são implementados, como a Triagem de Risco para Insegurança Alimentar, os Programas Nacionais de Suplementação de Micronutrientes, a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, a Linha de Cuidado às Pessoas com Sobrepeso e Obesidade, o Programa Saúde na Escola, o Programa Academia da Saúde e o acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família.

Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional - O IV Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (2024-2027) resulta do trabalho conjunto da Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PR) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR), com base nas deliberações da VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, reafirmando o compromisso do Governo do Paraná com o Direito Humano à Alimentação Adequada e com a construção de um sistema agroalimentar sustentável, que valorize os hábitos alimentares locais.

Os eixos temáticos deste Plano estão diretamente relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), demonstrando o compromisso do Estado com uma abordagem integrada e abrangente da Segurança Alimentar e Nutricional.

Ao todo, o IV Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (2024-2027) estabelece 83 metas para alcançar os objetivos propostos, desse quantitativo, 11 são de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde.

Regra de ouro na alimentação - Preferir sempre alimentos in natura e minimamente processados, bem como preparações culinárias, em detrimento de alimentos ultraprocessados fazem parte da regra de ouro para uma alimentação saudável.

Consumir alimentos in natura variados, como frutas, verduras, legumes, feijões, cereais, carnes, leite, ovos, água e fazer preparos culinários com esses alimentos, utilizando pequena quantidade de sal, óleo e açúcar, é a base para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa e culturalmente apropriada.

Uma alimentação saudável também deve vir de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável. Nesse contexto, a produção agroecológica é a forma mais segura e sustentável de produzir comida de verdade, com estímulo à economia local, promoção da biodiversidade, redução do impacto ambiental, sendo saudável para as pessoas e para o planeta.

GALERIA DE IMAGENS